Home Futebol Na temporada de 2022, Dudu participa de quase 90% dos jogos do Palmeiras

Na temporada de 2022, Dudu participa de quase 90% dos jogos do Palmeiras

Dudu é peça fundamental na equipe do Palmeiras comandada por Abel Ferreira, estando em campo em 46 dos 52 jogos do Verdão

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Jogador que mais atuou pela equipe do Palmeiras na temporada, Dudu está prestes a encarar mais uma decisão com o Verdão. Assim, a grande sequência de jogos do camisa 7 alviverde será um dos trunfos para o duelo com o Atlético-MG nas quartas-de-final da Libertadores. O primeiro confronto é nesta quarta (3), no Mineirão, às 21h30 (horário de Brasília).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mesmo que o calendário do Palmeiras seja um dos mais desgastantes, por conta das muitas competições simultâneas, Dudu tem dado conta do recado. Afinal, o atacante de 30 anos só esteve ausente em seis partidas do Verdão desde janeiro. Ou seja, de 52 jogos, o camisa 7 atuou em 46. Ou seja, um impressionante aproveitamento de 88,5%.

Recordista em jogos no Palmeiras, mas com a terceira maior minutagem

Apesar de estar sempre à disposição de Abel Ferreira, Dudu é somente o terceiro com mais minutagem no Palmeiras. Portanto, com 3.469 minutos, ainda fica atrás de Weverton (3.810) e Gustavo Gómez (3.696). Embora a dupla tenha menos jogos do que Dudu, com o goleiro e o zagueiro somando 42 partidas cada. Tanto que Zé Rafael (45 jogos) e Rony (43) entraram mais vezes em campo do que os defensores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dessa forma, Dudu é um dos símbolos da história recente do Palmeiras. No clube desde 2015, sintetiza o período vitorioso do clube nos últimos anos. Embora não estivesse presente nos títulos do Campeonato Paulista e da Libertadores de 2020, o camisa 7 contabiliza estas conquistas no currículo. Afinal, participou dos primeiros jogos das campanhas.

O atacante seria emprestado pelo Palmeiras na metade daquela temporada para o Al-Duhail, do Catar. Mesmo que o clube do Oriente Médio tenha pago sete milhões de euros por um ano de contrato, a opção de compra não foi exercida ao término do vínculo. Então, Dudu retornou ao Allianz Parque em julho do ano passado.

Assim, diante do Atlético-MG, Dudu irá superar em 2022 os 10 confrontos eliminatórios que encarou em sua primeira temporada pelo Palmeiras, em 2015. Nesse sentido, em seu décimo primeiro mata-mata no ano, o atacante espera repetir o feito diante do Galo. Afinal, foi o camisa 7 o autor do gol da classificação na semifinal da Libertadores no ano passado, em pleno Mineirão.

PUBLICIDADE
Better Collective