| CAM | 2-2 | PAL |
|---|
Com mais de 55 mil pessoas no Mineirão, o Atlético-MG abriu dois gols, mas o Palmeiras buscou o empate em confronto encerrado por 2 a 2 nesta quarta-feira (3), no primeiro jogo do duelo válido pelas quartas de final da Conmebol Libertadores.
O Galo abriu o placar na reta final do primeiro tempo com Hulk convertendo pênalti aos 45′. Logo no início do segundo tempo, Murilo marcou um gol contra inusitado, mas se redimiu aos 11′ e buscou o primeiro gol do Palmeiras no confronto, diminuindo o prejuízo. Nos acréscimos, Danilo escorou e buscou o empate.
As duas equipes voltarão a se enfrentar na próxima quarta-feira (10), a partir das 21h30 pelo horário de Brasília, no Allianz Parque.
A etapa inicial cumpriu as expectativas do técnico Cuca, que tentou pressionar no campo defensivo desde o primeiro momento da partida e conseguiu uma superioridade considerável nos primeiros 45 minutos do confronto. Foram 11 finalizações no total, enquanto o Palmeiras finalizou apenas uma vez.
Logo no segundo minuto de jogo, Zaracho arriscou na meia-lua uma bicicleta e a bola parou na defesa do goleiro Weverton após desvio de Gustavo Gómez. Em outro lance de perigo aos 7′, Hulk pegou rebote na meia direita e abriu espaço para soltar o chute firme e ver a bola passar por cima do gol.
A única finalização certa do Palmeiras no primeiro tempo ocorreu aos 10′, Gustavo Scarpa sofreu falta de Otávio e soltou um chute firme na cobrança, exigindo grande defesa do goleiro Everson.
Em nova jogada coletiva do Galo, Keno tabelou com Hulk e o passe saiu na medida para o atacante receber novamente, mas o chute saiu por cima. Aos 16′, Hulk lançou Keno na grande área e o atacante dominou nas costas de Marcos Rocha, mas chutou para fora após ficar no 1v1 contra Weverton.
Após uma sequência de finalizações sem levar perigo, o Atlético-MG voltou a assustar aos 25′. Ademir recebeu de Junior Alonso na grande área e venceu a disputa contra Murilo. Porém, o defensor palmeirense resvalou no momento da finalização e salvou o Verdão.
Apesar do jogo movimentado nos primeiros 30 minutos, as maiores emoções do primeiro tempo ficaram reservadas para a reta final. Aos 31′, surgiu a melhor jogada coletiva do Atlético-MG na etapa inicial.
Keno cobrou escanteio na primeira trave e López afastou de cabeça. Na sequência do lance, Zaracho resvalou na entrada da área de bicicleta e Ademir surgiu com total liberdade para finalizar, mas o atacante tocou na saída do goleiro Weverton e viu a bola sair ao lado da trave.
Na resposta, o Palmeiras marcou aos 39′ e assustou o estádio do Mineirão. Scarpa foi lançado na direita e deixou a marcação para trás, invadindo a área e batendo firme. Everson espalmou e Piquerez tocou no contrapé do goleiro para concluir. Apesar da comemoração, o VAR analisou o lance e detectou impedimento de Scarpa.
Antes do final do primeiro tempo, Jair recebeu passe na área e tentou girar sobre Marcos Rocha dentro da área, mas foi claramente derrubado pelo marcador e o árbitro Facundo Tello assinalou o penal. Hulk bateu rasteiro no canto esquerdo e venceu o goleiro Weverton, que acertou o canto, mas não conseguiu alcançar a bola.
Atlético-MG ampliou rapidamente, mas Palmeiras buscou o empate e foi superior no 2º tempo
Mesmo sem alterações, o Palmeiras voltou com uma alteração tática, com Scarpa passando a atuar pela direita, deslocando Dudu para o lado esquerdo no setor ofensivo. Contudo, todo o plano de Abel Ferreira acabou sendo prejudicado no primeiro minuto.
Keno recebeu na esquerda e avançou pelo campo na tabelinha com Jair. O atacante foi a linha de fundo e venceu a marcação contra Danilo para lançar na pequena área buscando Hulk, mas Murilo acabou se atrapalhando e marcou um gol contra incrível a favor do Atlético-MG.
Mesmo com a vantagem de dois gols, o Galo seguiu partindo para cima e levou enorme perigo nos primeiros dez minutos. os 6′, Keno limpou a marcação na linha de fundo e tentou o cruzamento, parando na marcação, mas aproveitando o rebote para chutar cruzado com enorme perigo.
Logo na sequência, Zaracho recebeu na meia esquerda e encontrou espaço na marcação para arriscar de longe e ver a bola passar ao lado da trave direita com desvio na defesa palmeirense.
Os comandados de Abel Ferreira enfim passaram a controlar mais a posse de bola a partir dos dez minutos, e a resposta positiva não demorou para acontecer. Aos 12′, Raphael Veiga tentou invadir a área pela direita e foi derrubado por Keno.
Gustavo Scarpa cobrou a falta com enorme perigo e parou no travessão pelo lado esquerdo. Mas a bola sobrou na medida para Murilo ajeitar de primeira, com espaço na área, para se redimir e marcar o primeiro gol do Palmeiras no confronto após revisão milimétrica do VAR.
Tentando assumir novamente o controle da partida, o Atlético-MG chegou aos 21′ com Hulk aproveitando rebote na meia-lua para arriscar chute rasteiro de longa distância, mas Weverton acompanhou bem o lance no canto esquerdo e defendeu firme.
Na sequência da etapa complementar, as duas equipes se alternaram no campo ofensivo com poucas chances criadas para os dois lados, mas o Palmeiras assumiu o controle da posse, incomodando mais o adversário.
Em oportunidade rara de gol, aos 32′, Danilo recebeu sem marcação na intermediária e arriscou o chute firme, sem levar perigo para o goleiro Éverson. Logo na sequência, Dudu recebeu lançamento na área e dominou antes de chutar por cima do gol.
Para os dez minutos finais, os dois técnicos resolveram fazer as suas últimas apostas: Nacho e Vargas entraram nos lugares de Zaracho e Keno pelo Atlético. Do outro lado, Rafael Navarro e Mayke foram acionados nos lugares de José López e Marcos Rocha.
Mas quem teve uma enorme chance de marcar o gol de empate do Palmeiras foi Dudu. Gustavo Scarpa recebeu lançamento pela linha de fundo na direita e cruzou na área onde o meia surgiu com liberdade absoluta na cara do gol, mas o chute mascado foi sem direção e Dudu perdeu uma chance inacreditável aos 37′.
Pressionando mais nos minutos finais, o Palmeiras conseguiu buscar o gol de empate nos acréscimos. Gustavo Scarpa bateu escanteio e Danilo escorou para deixar tudo igual no confronto diante de um Mineirão que vaiou o resultado final do jogo de ida.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2-2 PALMEIRAS
Data: 03/08/2022, 21:30
Estádio: Mineirão
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Juan Lara (CHI)
Gols: 1T 46′ Hulk (CAM); 2T 1′ Murilo (gol contra/CAM); 2T 13′ Murilo (PAL); 2T 47′ Danilo (PAL)
Substituições – Atlético-MG: I.Raello (J.Alonso); N.Fernádez (Zaracho); Vargas (Keno); A.Kardec (Hulk); Pedrinho (Ademir)
Substituições – Palmeiras: G.Menino (R.Veiga); R.Navarro (J.López); Mayke (M.Rocha)
Atlético-MG: Éverson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso, Rubens; Jair, Otávio, Ademir, Matias Zaracho, Keno; Hulk. Técnico: Cuca
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Joaquín Piquerez; Danilo, Zé Rafael; Dudu, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa; José López. Técnico: Abel Ferreira

