Investigação especializada em crimes na Inglaterra está próxima de confirmar o envolvimento do meio-campista Granit Xhaka (29) do Arsenal, com apostas esportivas. O envolvimento direto de atletas com jogos de azar é considerado ilegal. De acordo com a matéria do Daily Mail, o jogador recebeu ao menos £52 mil para receber cartão amarelo nos dez minutos finais contra o Leeds, em dezembro de 2021.
Conforme aponta a investigação, foi realizada na conta do jogador, um depósito total de £250 mil, fruto de uma aposta de £65 mil para aquele jogo. A partida que foi 4-1 para os Gunners, teve um lance estranho envolvendo Xhaka aos 86 minutos de jogo.
O atleta teria propositalmente atrasado a cobrança de falta em torno de 20 segundos, forçando um cartão amarelo. Após seis meses de apuração, a FA levou sua pesquisa para Agência Nacional de Crime. Diante do relatório, estima-se que esteja envolvido também o ex-jogador Alban Jusufi.
Jusufi já foi punido em 2017 pelo tribunal sueco por subornar um goleiro em partida do Gotemburgo. Conforme diz a SunSport, o Arsenal aguarda uma notificação das investigações para se posicionar. No entanto, Xhaka deve seguir normalmente na equipe, para a partida desta sexta-feira contra o Crystal Palace.
Polêmicas

O controverso meio-campista Gunner é considerado polêmico dentro de campo. Durante 2018, em jogo contra a Sérvia, Xhaka celebrou um gol com o símbolo da águia albanesa. Filho de albaneses, o jogador se posiciona publicamente pela independência de seu país, o que foi visto como provocação aos sérvios.
Porém, no ano seguinte, Xhaka perdeu o posto de capitão da equipe ao jogar a braçadeira de capitão do time no chão. Vaiado pelos torcedores, ao ser substituído, o meia atirou sua faixa aos gramados o que quase o levou para fora da equipe.
Por fim, após se desculpar publicamente, Xhaka teria recusado propostas para sair do Arsenal, visando fazer as pazes com o torcedor. Até o atual momento, segue na equipe titular, apesar de não ser mais o capitão.

