Home Automobilismo FIA elogia Fórmula 4 Brasil: “Revolucionário no automobilismo

FIA elogia Fórmula 4 Brasil: “Revolucionário no automobilismo

Projeto BRB Fórmula 4 recebeu diversos elogios e deve ficar modelo para o automobilismo mundial

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

A convite do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra, o projeto do BRB Fórmula 4 Brasil foi apresentado por sua organizadora, a Vicar, para representantes de 22 países do continente americano durante evento oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em Cartagena, na Colômbia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isso fato aconteceu na 23ª edição do “FIA American Congress”, que contou com a presença do presidente mundial da entidade, Mohammed Ben Sulayem, entre outros dirigentes, como Fabiana Ecclestone, vice-presidente para a América do Sul, que acompanhou a apresentação de forma online. Também foi convidado para o encontro Paulo Henrique Costa, presidente do Banco BRB, title sponsor da F-4 Brasil e cotista máster da Stock Car Pro Series, outro projeto da Vicar que conta com a fiscalização da CBA.

“Quando a entidade máxima do país te convida para mostrar seu trabalho para a instância máxima mundial, fica claro que o projeto está sendo bem executado”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar. “Ao lado da estreia, este é mais um momento marcante para o primeiro ano da F-4 já em 2022. E mostra que o que estamos fazendo está inspirando não apenas jovens pilotos, mas também nossos colegas dirigentes e empreendedores das Américas. Bons projetos extrapolam fronteiras”, completou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Foco da Fórmula 4

“Nossa tarefa com a F-4 é fortalecer a região e trabalhar para o desenvolvimento dos pilotos, especialmente no Brasil, mas não somente aqui”, disse Giovanni Guerra. “E a reação de nossos colegas das Américas foi muito positiva. Ao final, o Sr. Sulayem (presidente da FIA) me cumprimentou dizendo: “O que vocês estão fazendo é simplesmente revolucionário para o automobilismo”. Estamos mesmo trilhando o caminho certo”, contou o presidente da CBA.

Além da F-4, o automobilismo brasileiro foi destaque com a apresentação conjunta pelo presidente do BRB, Paulo Enrique Costa, e Giovanni Guerra sobre a relação da iniciativa privada com a associação desportiva nacional – no caso, a CBA. A entidade também detalhou outra novidade importante: o projeto para o Brasil sediar o FIA Regional Cup de Kart, versão continental do campeonato mundial da modalidade.

Divulgação / Duda Bairros
Divulgação
Divulgação / Duda Bairros

Mais detalhes do evento

A apresentação da F-4 Brasil foi executada por Gastão Fráguas Filho, ex-campeão mundial de kart (1995) que atualmente é líder do projeto no país. O executivo detalhou todas as fases da implantação da categoria-escola no país pela Vicar, a importância do apoio da CBA e do BRB durante o processo e também o impacto da F-4 Brasil no esporte a motor de base do país. “Foi uma oportunidade importante que tivemos para apresentar a Fórmula 4 Brasil em um congresso da FIA, diante de representantes de vários países ativos no automobilismo. É um embrião para abrirmos as portas da nossa categoria para no futuro quem sabe termos um campeonato internacional certificado pela FIA”, detalhou Fráguas.

PUBLICIDADE

Durante a segunda etapa do BRB Fórmula 4 Brasil, em Interlagos, a categoria recebeu a visita da suíça Diana Mériaux, coordenadora da FIA para os campeonatos de F-4 e também de Fórmula Regional ao redor do mundo. “Ela coordena todas as Fórmulas 4 em nome da FIA e veio conferir in loco o que estamos fazendo. Saiu daqui muito impressionada com o nível e o profissionalismo da F-4 brasileira, mesmo sendo um campeonato com poucos meses de vida. Então temos de valorizar isso, o trabalho da Vicar e o apoio do BRB e da CBA no Brasil”, disse Fráguas.

PUBLICIDADE

No último sábado (6), em Interlagos, o presidente Giovanni Guerra presenciou um momento especial para o automobilismo brasileiro, com a primeira vitória na F-4 de Fefo Barrichello, filho caçula de Rubens Barrichello. “Não tem como não sentir uma emoção especial”, disse o presidente da CBA. “Vimos o Rubens, chorando de emoção, entregar o troféu para seu filho, que venceu pela primeira vez na nossa F-4. Ele sabe que essa conquista mostra a evolução do Fefo no esporte. E esse aprendizado está acontecendo aqui mesmo, em um projeto brasileiro credenciado pela FIA”.

Better Collective