| FLU | 2-2 | FOR | 2 |
|---|
Em grande jogo disputado no Maracanã nesta quarta-feira (17), o Fluminense conseguiu garantir a sua classificação às quartas de final diante do Fortaleza após empate por 2 a 2, vencendo o duelo com 3-2 no agregado.
O Fortaleza conseguiu abrir dois gols da vantagem no Maracanã e assustou o tricolor carioca, mas a equipe de Fernando Diniz buscou o resultado necessário para a classificação no segundo tempo.
Nas semifinais, o Fluminense enfrentará o vencedor do confronto entre Corinthians e Atlético-GO. O jogo de dia está previsto para ocorrer na próxima semana.
A equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda adotou um comportamento surpreendente no primeiro tempo ao pressionar as saídas do tricolor carioca, incomodando as saídas de jogo do técnico Fernando Diniz.
Com isso, a equipe tricolor acabou tendo um início diferente das características com menos pose de bola (43%) e bolas longas acima do comum. Mais dominante, o Fortaleza acabou abrindo o placar aos 11′ em contra-ataque fatal.
Titi lançou em profundidade a aproveitou falha de Nino para acionar Thiago Galhardo com liberdade na entrada da área. O chute em direção ao gol bateu no goleiro Fábio, mas Manoel desviou e o zagueiro direito Nino voltou a falhar, marcando gol contra.
Com a vantagem no placar, o Fortaleza adotou postura mais defensiva com linhas baixas até o fim do primeiro tempo, mas a organização tática funcionou e o Fluminense não conseguia encaixar as triangulações para finalizar.
Piorando a situação da equipe de Fernando Diniz, o atacante Silvio Romero deixou o Fortaleza com a vantagem no confronto ao marcar aos 45 minutos do primeiro tempo. Após lançamento, Zé Welison desviou de cabeça e Thiago Galhardo deixou Romero na medida para sair no 1v1 e vencer o goleiro Fábio.
Fluminense buscou a virada no segundo tempo e superou o Fortaleza no agregado
O segundo tempo iniciou com o mesmo roteiro, mas o Fluminense assustou no primeiro minuto com Nonato dominando na entrada da área para chutar, parando na defesa do goleiro Fernando Miguel.
Contudo, o Fortaleza conseguia novamente interceptar os lances ofensivos de maior perigo no terço final do campo, até que um lance aos 13′ mudou todo o panorama da partida.
Wilton Pereira Sampaio marcou falta de Brítez em cima de Matheus Martins na entrada da área. Só que o árbitro recebeu uma orientação do VAR e marcou pênalti a favor do Fluminense. Ganso deslocou o goleiro e diminuiu a desvantagem do Fluminense.
Vojvoda tentou agir rápido com as entradas de Robson e Lucas Sasha, mas não teve jeito. Embalado pela torcida, o Fluminense conseguiu o gol da classificação aos 26′ do segundo tempo em grande jogada coletiva.
Nonato dominou até encontrar Arias pela direita. O colombiano cruzou na medida para Germán Cano deixar a sua marca, se antecipando à marcação do Fortaleza para concluir.
Na reta final, a equipe de Vojvoda controlou mais a posse de bola em busca de um gol para levar a decisão da vaga aos pênaltis, e uma das principais chances veio em cobrança de falta frontal, mas Otero isolou e desperdiçou uma grande chance.
Com nove minutos de acréscimos, a chance final do Fortaleza ocorreu aos 53′ em lançamento de Otero para a grande área, mas Fábio segurou firme e confirmou a classificação do Fluminense.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2-2 FORTALEZA
Data: 17/08/2022, 20:00
Estádio: Maracanã
Gols: 1T 12′ Nino (gol contra/FOR); 1T 46′ S.Romero (FOR); 2T 19′ Ganso (FLU); 2T 26′ Ganso (FLU)
Substituições – FLU: M.Martinelli (Nino); D.Duarte (Arias); F.Melo (Nonato); C.Silva (C.Paulista)
Substituições – FOR: Robson (S.Romero); L.Sasha (M.Vargas); Moisés (Romarinho); L.Lima (J.Welison); Otero (Hércules)
Fluminense (4-2-3-1): Fabio; Samuel Xavier, Nino, Manoel, Caio Paulista; André, Nonato; Matheus Martins, Ganho, John Arias; Germán Cano
Fortaleza (4-4-2): FernandoMiguel; Brayan Ceballos, Marcelo Benevenuto, Titi, Emanuel Brítez; Matheus Vargas, Zé Welison, Hércules, Romarinho; Thiago Galhardo, Silvio Romero

