O Botafogo apenas empatou com o lanterna do Brasileirão, Juventude, pelo placar de 2 a 2, fora de casa, no Alfredo Jaconi, na manhã do último domingo, dia 21.
Esse confronto foi válido pela 23ª rodada da competição nacional. Com esse empate, o Glorioso fica na 14ª colocação na tabela de classificação do torneio, com somente 27 pontos conseguindo.
O time da Estrela Solitária está há quatro pontos da zona da degola e a diferença pode diminuir para três pontos, caso o Avaí vença o Internacional, hoje à noite, na Ressacada.
Um dos destaques do jogo do Botafogo ontem foi o retorno do lateral-direito Rafael, que estava fora há 208 dias, em função de uma grave lesão no tendão de Aquiles.
O jogador atuou por 50 minutos e teve participação em dois gols no confronto do último fim de semana. No primeiro gol de empate do clube carioca, foi ele quem iniciou a jogada, que terminou no gol do estreante Júnior Santos.
Fazendo uma boa dupla na direita com Victor Sá, o camisa 7 recuperou uma bola no setor defensivo e tocou para o atacante, que devolveu de primeira e ambos partiram em desparada para o ataque.
Rafael devolve para Sá, que cruza para Jeffinho, e o jovem atleta faz bela jogada antes de cruzar rasteiro para Júnior Santos marcar o gol.
No entanto, Rafael também esteve envolvido no lance que gerou o segundo gol da equipe adversária, quando hesitou em dar o bote.
Retorno de Rafael ao Botafogo tem respaldo de Luís Castro
Esse foi o primeiro jogo do lateral desde a sua lesão e foi também a primeira partida dele sob o comando do técnico português.
Em entrevista coletiva concedida à imprensa logo após o duelo, o treinador respaldou o atleta:
“O Rafael estava parado há muito tempo e é evidente que ainda não está nas melhores condições. Mas já tem condições mínimas para ir ao jogo. Portanto, são diferentes estágios de evolução (reforços e Rafael) em relação a condições físicas do jogador e também em termos de condição para o jogo. Tem, normalmente, questões diferentes, como jogadores que entraram muito mais num jogo do que outros. Mas claro que são jogadores de qualidade e que contamos muito com eles para o futuro.”

