Home Futebol Vasco ganha obstáculo por registro oficial da SAF

Vasco ganha obstáculo por registro oficial da SAF

Para poder fazer o registro do clube-empresa na Ferj, Gigante da Colina terá que pagar uma dívida que tem coma federação

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Vasco corre para tentar regularizar de vez a transferência de todas as instâncias de seu futebol para a SAF que irá o controlar. Mas alguns obstáculos surgiram no caminho, um deles relacionados a uma dívida que o clube mantém com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o GE, o registro do clube-empresa como ‘proprietário’ dos direitos do Gigante da Colina junto à entidade só será feito se uma dívida de cerca de R$ 6,8 milhões. Esta dívida, segundo uma referência do mais recente balanço financeiro do clube, teria origem em ‘despesas operacionais de jogos de futebol’ feitas majoritariamente em 2017.

Na última segunda-feira (22), a diretoria da Ferj se reuniu para avaliar o pedido de registro vascaíno. A decisão é que o ‘Vasco SAF’ só será colocado oficialmente como o ‘sucessor’ da atual associação civil na entidade se tal débito for pago. Segundo os regulamentos da federação sobre a inscrição desta modalidade de clube, esta só é permitida mediante a regularização da situação financeira junto à organização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tal medida também aconteceu durante o período de registro da SAF do Botafogo, em que a Ferj demandou a comprovação de que está sem dívidas com a entidade. No caso vascaíno, o clube será inicialmente notificado de que tal débito existe e que ele precisa ser quitado para dar sequência a regularização da documentação. Não será necessária ao clube, no entanto, ter que quitar à vista tal débito.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4bkZQcERFcCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O Vasco, em seu balanço, apontou que tal dívida está sendo negociada, esta podendo ser parcelada entre as partes. Isto deve ter a previsão de acontecer até setembro, quando a 777 espera encerrar a transição para assumir de vez o controle do futebol do clube já com a ‘nova entidade’ devidamente registrada na federação e na CBF, já também com os ativos do futebol (com contratos com jogadores e comissão técnica) já devidamente transferidos para a empresa.

Better Collective