O Ituano manteve a invencibilidade nos confrontos diretos com o Grêmio. Assim, conseguiu uma grande vitória em Porto Alegre, nesta sexta (26), pela 26ª rodada do Brasileirão Série B. O time de Itu derrotou a equipe de Roger Machado por 1 a 0, gol de Lucas Dias aos 41 minutos do segundo tempo.
Dessa forma, a equipe paulista conseguiu algo muito raro no futebol brasileiro. Tirando o Internacional, por motivos geográficos e de rivalidade doméstica, somente Ituano, São Paulo e Cruzeiro-RS derrotaram o Grêmio no estádio do Tricolor Gaúcho e também no Beira-Rio. Ou seja, o Colorado não conta tanto na relação pelos 437 Grenais já realizados. Além das tantas vitórias no Gigante e no hoje inativo Olímpico, o Internacional já bateu o arquirrival duas vezes na Arena que completará 10 anos da inauguração em dezembro. A última vez foi justamente no clássico mais recente: 1 a 0, gol de Taison, pelo Campeonato Gaúcho em 23 de março de 2022.
Ituano também venceu o Grêmio em 2005, mas no Beira-Rio
Afinal, o Grêmio em pouquíssimos momentos precisou sediar algumas partidas em Porto Alegre no estádio do Internacional, devido a problemas acontecidos no estádio Olímpico. Nesse sentido, pelo Brasileirão Série B de 2005, o Tricolor Gaúcho necessitou do Beira-Rio para atuar em duas oportunidades naquele campeonato, com portões fechados. Portanto, na segunda e terceira rodada, o Grêmio cumpriu uma punição de dois jogos devido às confusões ocorridas no Grenal de 2004 no Olímpico pelo Brasileirão Série A em que a equipe foi rebaixada.
Logo após ganhar do Avaí por 4 a 3 no Beira-Rio, o Grêmio recebeu o Ituano em 7 de maio de 2005. O time gaúcho, na época treinado por Mano Menezes, foi derrotado por 2 a 0 para os paulistas, gols de Wellington e Rômulo (que jogaria no próprio Tricolor Gaúcho no ano seguinte). Aliás, Wilson Mathias, que participaria da campanha do bicampeonato do Internacional na Libertadores em 2010, jogou os 90 minutos daquela partida pelo Ituano.
Além disso, o Ituano nunca perdeu para o Grêmio. O jogo no Beira-Rio foi o único encontro entre ambos pelo Brasileirão Série B de 2005, o último que não foi disputado por pontos corridos. Na partida do primeiro turno de 2022, no estádio Novelli Júnior, ocorreu empate em 1 a 1. Logo, os paulistas somam duas vitórias e um empate em três partidas no histórico diante dos gaúchos.
São Paulo bateu o Grêmio no Beira-Rio pela Supercopa nos anos 90
Na década anterior, o São Paulo conquistaria sua única Supercopa da Libertadores em 1993. Nesse sentido, a competição foi disputada entre 1988 e 1997. Pelas quartas-de-final da edição vencida pelo Tricolor Paulista, o Grêmio já treinado por Luiz Felipe Scolari foi o adversário da histórica equipe de Telê Santana, que também ganharia o bicampeonato da Libertadores e do Mundial Interclubes naquela mesma temporada.
Assim, na ida no Morumbi, São Paulo e Grêmio empataram em 2 a 2. Entretanto, a Conmebol interditou o Olímpico para a partida de volta. O motivo foi os incidentes ocorridos no jogo da fase anterior, vencido pelos gaúchos por 2 a 0 contra o Peñarol. Na ocasião, aconteceu uma batalha campal com invasão da torcida, além da briga entre os jogadores uruguaios e a Brigada Militar. Então, em 27 de outubro de 1993, o Beira-Rio recebeu o confronto que valia uma vaga para a semifinal. Os paulistas levaram a melhor e venceram por 1 a 0, gol de Toninho Cerezo.
Por diversas vezes, o São Paulo superou o Grêmio ou no Olímpico ou na Arena. A última vitória do Tricolor Paulista sobre os gremistas em Porto Alegre aconteceu em fevereiro do ano passado, quando bateu os gaúchos por 2 a 1 pelo Brasileirão Série A.
Cruzeiro-RS é mais um a conseguir a rara façanha
Por fim, o Cruzeiro-RS foi outro que venceu o Grêmio no Beira-Rio, num dos primeiros jogos do estádio inaugurado em 6 de abril de 1969. Desse modo, em 22 de maio daquele ano, a equipe gaúcha, atualmente sediada em Cachoeirinha, triunfou diante do Tricolor Gaúcho por 2 a 0 em um amistoso. Inclusive, o próprio Cruzeiro-RS foi a primeira equipe brasileira a derrotar o Grêmio na Arena (antes, foi superado pelo Huachipato, do Chile, em fevereiro de 2013). Assim, pelo Campeonato Gaúcho de 2013, triunfou por 2 a 1 em 28 de março. Além disso, o Cruzeiro-RS também levaria a melhor no estádio gremista sobre os donos da casa no último confronto entre ambos: 1 a 0, pelo Campeonato Gaúcho de 2018.

