Segundo o site Footstats, o Furacão, supreendentemente, supera a equipe da Gávea em posse de bola; a experiência de Fernandinho no meio-campo do time de Felipão ajuda muito a explicar essa vantagem
Quando o assunto são números do jogo, o Flamengo de Dorival Júnior supera a equipe comandada por Felipão em diversas estatísticas. A equipe carioca apresenta números melhores nos quesitos gols sofridos, gols marcados, finalizações no alvo, passes certos, desarmes e dribles.
Porém, segundo o levantamento feito pelo jornalistas Ricardo Perrone do site UOL, a partir dos números do Footstas, o time de Felipão, por mais incrível que possa parecer, supera o Flamengo no quesito posse de bola.
O Furacão, em média, na Libertadores, teve 54,20% de posse de bola por partida, enquanto o Flamengo tem 52,58%.
Um dos principais responsáveis por essa média é o volante Fernandinho. O experiente jogador sabe cadenciar o jogo e facilita muito a troca de passes no meio-campo do Furacão. Sua chegada, somada à presença de Felipão no comando da equipe, tornou o Athletico um time cascudo.
Tanto Felipão quanto Fernandinho deram muita força para o time. Essa parceria, que tem uma história trágica, o 7 a 1 de Brasil e Alemanha, pode agora levar o Furacão a um ponto nunca alcançado em suas história.
No Athletico, os dois já conseguiram elevar a equipe para o patamar dos grandes clubes brasileiros. O time do Athletico é hoje um dos grandes nacionais sem dúvida nenhuma.
Fernandinho vai jogar sua segunda final de Libertadores pela equipe paranaense. Na anterior, ele estava em campo quando o time perdeu para o São Paulo. A final da Libertadores foi sua última partida pelo Furacão. Ele acertaria sua ida para o Shakhtar, antes de ser contratado pelo Manchester City, onde se tornou ídolo.
Felipão, por sua vez, disputará a quarta final de Libertadores.
Essa dupla muito experiente é a principal arma do Furacão e pode ajudar jovens como Vitor Roque, Abner e Khellven a escrever o capítulo mais importante de toda história do Furacão.
Caso ganhem a final contra o Flamengo, Fernandinho e Felipão, pelo menos em Curitiba, serão lembrados por suas glórias e não mais pelo trágico 7 a 1.
Veja aqui outros números comparando as duas equipes:
Média de gols feitos por partida
Athletico-PR – 1,25
Flamengo – 2,67
Média de gols sofridos por partida
Athletico-PR – 0,92
Flamengo – 0,67
Índice de acerto de passes por partida
Athletico-PR – 88,92%
Flamengo – 91,07%
Média de finalizações certas por partida
Athletico-PR – 4,75
Flamengo – 6,25
Média de posse de bola por partida
Athletico-PR – 54,20
Flamengo – 52,58
Média de desarmes por partida
Athletico-PR – 12,25
Flamengo – 14,58
Média de dribles por partida
Athletico-PR – 6
Flamengo – 6,25
Média de faltas cometidas por partida
Athletico-PR – 12,58
Flamengo – 13,42
Média de faltas sofridas por jogo
Athletico-PR – 12,33
Flamengo – 11,58
Média de cruzamentos certos por partida
Athletico-PR – 4,17
Flamengo – 4,42

