O Atlético-MG tem apenas um objetivo vivo em 2022: garantir uma vaga à próxima Copa Libertadores da América. Porém, ao término da 26ª rodada, as chances da equipe de ir à competição continental no próximo caíram, segundo contas publicadas rodada a rodada pelo departamento de Matematica da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O Atlético-MG tinha antes da rodada 37,8% de chance de ir à Libertadores 2023, mas agora tem 33,1% após o empate em casa com o Red Bull Bragantino. Segundo contas feitas pelos estatísticos, para chegar à vaga na Libertadores, uma equipe precisa ter no mínimo 60 pontos. Isso garante 97,8% de probabilidade de conseguir chegar à competição continental. O Galo neste momento tem 40 pontos somados e precisa de mais 20 nas 12 rodadas restantes.
Galo torce por abertura de mais vagas
O que ocorre, porém, é que o Atlético-MG pode ser beneficiado por duas situações e conseguir uma vaga à Libertadores com uma pontuação até menor. Os campeões da Copa do Brasil e da Libertadores devem abrir uma ou duas novas vagas para a competição continental.
No caso da Copa do Brasil, estão na semifinal times como Flamengo, Fluminense e Corinthians, que estão à frente do Atlético-MG na tabela e, com o título, abrem uma posição. Na Libertadores, a final será disputada entre Flamengo e Athletico Paranaense. O Furacão também ocupa posição melhor na tabela.
O Atlético-MG tem ainda seis jogos em casa e seis jogos fora até o fim do Brasileirão. Em Belo Horizonte, a equipe ainda o Palmeiras, no fim de setembro, em outubro joga com Fluminense, Ceará e Juventude, e em novembro recebe Botafogo e Cuiabá. Fora de seus domínios, ainda em novembro encara o Avaí. Depois, em outubro, joga com Santos, Flamengo, Fortaleza e São Paulo. Em novembro, na última rodada, enfrenta o Corinthians.

