Vencedor de quase tudo no Palmeiras, Abel Ferreira é apontado por muitos como o melhor treinador do futebol brasileiro. Alexandre Pássaro, ex-executivo de futebol do São Paulo, tem uma opinião diferente e questionou se o português teria o mesmo sucesso em outro clube. Ele ainda elegeu Fernando Diniz, hoje no Fluminense, como o principal técnico do Brasil na atualidade.
“Acho (Diniz o melhor treinador do Brasil). Ele vai ser reconhecido o dia que ele ganhar, mas para mim ele já é o melhor treinador do futebol brasileiro. Eu não trabalhei com o Abel, e como resultado é difícil para a gente falar. Agora, eu não sei, por exemplo, o Abel Ferreira no Fluminense, no Vasco, no São Paulo, o que ele estaria fazendo”, argumentou Pássaro.
“Eu me identifico, falo que ele é o melhor frente aos meus olhos, minhas análises, ao que eu gosto de futebol. Ganhar jogando bonito. Mais do que futebol, gosto de ganhar”, afirmou sobre a comparação Diniz x Abel. “Se puder ganhar dando prazer à torcida, não aflição, não angústia. Se o preço é ganhar a qualquer preço e isso vai construir alguma coisa para o clube, beleza. Eu também prefiro ganhar 38 jogos de 1 a 0 do que não ganhar”, ressaltou ele.
Diniz é conhecido por armar suas equipes com um futebol envolvente e com muito repertório ofensivo. Porém, ele ainda não conseguiu vencer títulos e apenas bateu na trave, principalmente no São Paulo. Por outro lado, Abel Ferreira já foi acusado de ser “retranqueiro”, mas segue vencendo taças e quebrando recordes. Perto de completar dois anos no Palmeiras, o português conquistou cinco troféus: duas vezes a Copa Libertadores da América, Paulistão, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil.
Além do assunto Abel Ferreira, Pássaro ainda falou sobre relação com o treinador do Fluminense: “Conheci o Diniz em 2017, quando o Dorival Júnior foi para o São Paulo, ele fez um estágio, já era treinador, mas ficava junto. Eram muito amigos, viajaram juntos para a Europa”, disse.
Nesta quarta-feira (14), o Fluminense de Diniz vai até Itaquera para enfrentar o Corinthians de Vítor Pereira, pela semifinal da Copa do Brasil. O outro jogo da noite é entre o Flamengo de Dorival e o São Paulo de Rogério Ceni, no Maracanã. O Palmeiras de Abel Ferreira só tem o Brasileirão Série A pela frente em 2022.

