Ontem (18), Flamengo e Fluminense protagonizaram o duelo mais intenso da 27ª rodada do Brasileirão Série A. Em campo, o Rubro-Negro perdeu Marinho e Everton Cebolinha que foram expulsos no decorrer da partida. Desta forma, o Flamengo encontra um obstáculo em sua programação para o jogo contra o Fortaleza que acontecerá após o data FIFA, no dia 28 de setembro, na Arena Castelão.
É previsto que Mateusão e Matheus França sejam escalados como titulares pelo técnico Dorival Júnior. O possível time será formado por: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes e Victor Hugo; Matheus França; Gabigol e Mateusão.
Em seguida, o Flamengo terá como adversário o Red Bull Bragantino no Maracanã, no dia 1º de outubro. É provável que o Rubro-Negro entre em campo com o seu time reserva, o que inclui Varela (ou Matheuzinho), Pulgar, Vidal e mais três titulares que não retornaram a tempo de suas seleções. Assim, Santos; Matheuzinho (Varela), Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Pulgar, Vidal e Everton Ribeiro; Arrascaeta; Marinho (Cebolinha) e Pedro podem ser alternativas para o duelo contra o Massa Bruta.
O próximo adversário do Flamengo é o Internacional, em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileirão. Em um cenário sem lesão, suspensão ou desgaste físico, a formação inicial do dia 5 deve ser a mesma que foi apresentada por Dorival Júnior ontem, quando o Flamengo perdeu para o Fluminense.
Os reservas e garotos da base devem entrar em campo no dia 8 de outubro, quando o Mengão viaja para o centro-oeste onde o time enfrentará o Cuiabá, na Arena Pantanal. A medida deve ser repetida no dia 15, em duelo contra o Atlético-MG, no Mineirão. Nesse caso, só entrará em campo titular que for suspenso na primeira partida da decisão. Gabigol, João Gomes e Everton Ribeiro estão pendurados.
No dia 19 de outubro, o time da Gávea disputará o título da Copa do Brasil e independente do resultado, Dorival Júnior só deverá escalar o elenco titular na decisão da Libertadores contra o Athletico-PR, que acontece no dia 29 em Guayaquil, no Equador.
Existem dúvidas relacionadas aos jogos contra o Santos e Corinthians no Maracanã. O primeiro confronto acontece no dia 27 e o seguinte no dia 30, o que poderia causar algum tipo de conflito com a final da Libertdores. Com o calendário apertado e sem espaço, há expectativa de uma antecipação para esse data Fifa.
Por fim, o Flamengo tem como meta os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil, visando a presença nos torneios em 2023.

