Home Futebol Copa do Brasil: visitantes se destacam e vencem mais que o “time da casa” no segundo jogo

Copa do Brasil: visitantes se destacam e vencem mais que o “time da casa” no segundo jogo

Corinthians decidirá Copa do Brasil 2022 no Maracanã e pode contar com retrospecto como fator para esperança de título.

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Nesta terça-feira (20) foi definido o sorteio das finais da Copa do Brasil, na qual o Flamengo decidirá em casa o título diante do Corinthians. Mas o fato de ter que jogar fora para ser campeão não deixa os paulistas tão ‘desamparados’, se vermos pelos retrospecto das decisões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

É que os visitantes tem tido mais sorte ao conseguir títulos da competição no segundo jogo do que os times mandantes. Dados postados pelo jornalista Rodolfo Rodrigues apontam que os times que decidem fora o torneio tem maior sucesso na busca pela taça.

Das 33 finais disputadas da Copa do Brasil (desde 1989) até agora, em 19 oportunidades, quem foi o visitante da segunda e decisiva partida foi campeão, com as outras 14 sendo o mandante. E neste quesito, o Timão tem muito sucesso, já que suas três conquistas do certame foram sacramentadas longe de São Paulo.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4S0l3OUUzZiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Em 1995, quando foi campeão pela primeira vez, conquistou a taça em cima do Grêmio em Porto Alegre. O time do Parque São Jorge repetiria a dose em 2002, contra o Brasiliense (final em Taguatinga) e 2009, novamente em Porto Alegre, agora contra o Internacional. E ainda houve outra decisão da Copa do Brasil em que o Corinthians decidiu fora de casa, em 2008, mas ali perdeu para o Sport.

PUBLICIDADE

O Flamengo, por sua vez, foi o primeiro a ser campeão jogando a segunda fora de casa, em 1990, com empate sem gols com o Goiás (venceu a partida de ida). De suas conquistas, foi a primeira de duas em que foi visitante da partida final (a outra foi em 2006, diante do Vasco). Em 2013, contra o Athletico Paranaense, foi campeão como mandante.

No retrospecto recente, os visitantes também tem obtido sucesso, com três das cinco últimas finais da Copa do Brasil ganhas pelos times que decidiram fora, a mais recente delas sendo um exemplo (Atlético-MG vencendo o Athletico em Curitiba). O próprio Furacão (2019 contra o Inter) e o Cruzeiro (2018 contra os corintianos) foram os visitantes campeões, enquanto Palmeiras (2020) e Cruzeiro (2017) ganharam em casa.

Better Collective