A Fórmula 1 (F1) teve mais um agito confirmado para a formação do grid de pilotos para a temporada 2023.
Na manhã brasileira desta sexta-feira (23), a escuderia Williams oficializou que Nicholas Latifi não terá o contrato renovado.
Nesse sentido, a principal categoria de automobilismo do mundo já tem quatro trocas confirmadas para o ano que vem. O espanhol Fernando Alonso está envolvido em metade delas.
O bicampeão da F1 saiu da Alpine para assinar contrato de dois anos com a Aston Martin.
Ele vai substituir o alemão Sebastian Vettel que confirmou aposentadoria.
A Alpine, por sua vez, ainda não tem a dupla confirmada. A equipe francesa chegou a anunciar Oscar Piastri na vaga de Alonso.
No entanto, o australiano negou que tivesse vínculo e se transferiu para a McLaren, onde vai formar dupla com Lando Norris e substituir o compatriota Daniel Ricciardo.
A quarta e última troca já confirmada é a do próprio Nicholas Latifi. O substituto ainda não foi confirmado, mas há pelo menos três pilotos considerados favoritos.
O primeiro deles é Nyck de Vries. O reserva de Lewis Hamilton e George Russell, na equipe Mercedes, estreou oficialmente na F1 guiando um carro da Williams.
O neerlandês foi 8° colocado no Grande Prêmio de Monza e eleito o piloto do dia em votação popular na internet.
O segundo nome é Logan Sargeant. O americano é um dos pilotos da Fórmula 2 e foi escalado, pela Williams, para substituir Latifi, na primeira sessão de treino livre para o Grande Prêmio dos Estados Unidos.
O terceiro e último candidato é Mick Schumacher. O alemão não está com a permanência na Haas garantida e tenta, por conta própria, uma vaga na F1 para a temporada 2023.
Williams Racing and Nicholas Latifi will part ways at the end of the 2022 Season.
We want to thank Nicky for his commitment and hard work over the last 3 years and wish him all the best in the next steps of his career.#WeAreWilliams
— Williams Racing (@WilliamsRacing) September 23, 2022
F1 tem vagas disponíveis
A F1 ainda possui quatro vagas disponíveis para o grid da temporada 2023. A primeira delas é na Alfa Romeo.
O piloto estreante Guanyu Zhou tem contrato até o fim do ano e não há confirmações sobre a permanência do piloto.
O caso é semelhante na Haas e envolve Mick Schumacher. A terceira vaga é da Williams e a última é da Alpine.

