Recentemente, o técnico português do Palmeiras, Abel Ferreira, recebeu o título de “cidadão paulistano”. Entretanto, o evento, assim como outros momentos na história recente do time palestrino, fazem com que uma análise surja: a importância da era do treinador e o seu status perante a torcida, confira detalhes.
Abel Ferreira é ídolo do Palmeiras
Quando Abel Ferreira recebeu o seu prêmio na Câmara Municipal, abriu o discurso dizendo: “minha esposa me perguntava: mas por que você gosta tanto daí? E eu respondi: porque aqui, eles sabem receber”.”.
Entretanto, o ambiente toda vez que o técnico entra em um comodo e há presença de palmeirense se cria um frenesi. É importante mencionar que, embora existam outros treinadores adorados pela torcida do Verdão, talvez Abel Ferreira seja o único que cria uma comoção a cada vez que entra no cômodo. E isso é devido aos resultados em campo com o time.
Quando Abel Ferreira visitou a TV Cultura, em São Paulo, sua participação no programa de televisão Roda Viva e também a Bienal do Livro, em junho, sempre foi bem recebido. Há fãs que ficam encarando e paralisados, outros agradecem, mas nunca houve um treinador que despertasse tanto interesse de palmeirenses e rivais, nem se quer Felipão ou Luxemburgo.
Títulos no Verdão
Até o momento, Abel Ferreira já chegou até nove finais no comando do Palmeiras. Entre elas, desde sua contratação em outubro de 2020 conquistou cinco títulos, uma Copa do Brasil em 2020, o bicampeonato da Copa Libertadores em 2020 e 2021, Campeonato Paulista de 2022, Recopa Sul-Americana em 2022, e está prestes a completar o seu primeiro campeonato Brasileiro em 2022, caso o time mantenha a liderança.

