Impulsionada pelos crescentes casos de racismo e xenofobia, a LaLiga apostará em uma campanha de conscientização contra tais atos nos estádios da Espanha. A iniciativa terá início nessa rodada, em jogos da LaLiga Santander e LaLiga SmartBank. As mensagens de tolerância e respeito serão veiculadas em telões de estádios, UTVs, sistemas de som e canais de televisão nacionais e internacionais.
Os espectadores que estarão nas arenas, nesse final de semana, terão acesso a mensagem “não ao racismo”, que será exibida em telões durante o aquecimento, antes do início dos jogos e no intervalo. A campanha também será veiculada na televisão, junto ao placar e resultado das partidas.
A organização do campeonato também projetou um banner, que estará no círculo central antes do início dos confrontos. Por fim, as placas publicitárias também exibirão mensagens contra qualquer forma de preconceito nos estádios.
LaLiga: início do combate ao preconceito
Por não aceitar qualquer ato de violência dentro ou fora do futebol, a LaLiga criou o Departamento de Integridade e Segurança na temporada 2015/2016. Dessa forma, a entidade busca prevenir, detectar e denunciar atos intolerantes à Comissão Estadual contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Inteolerância no Esporte.
Vale ressaltar, que a LaLiga também condena qualquer processo criminal relacionado a atos violentos no futebol. Para evitar situações delicadas, a entidade desenvolve iniciativas de combate ao preconceito racial no âmbito do campeonato e dentro dos clubes. Por exemplo, a LaLiga disponibiliza um manual de jogadores e torcedores que visa manter a cordialidade e o respeito, além de desenvlver campanhas em conjunto com os seus patrocionadores.

