O Grêmio viajou a São Luís para enfrentar o Sampaio Corrêa nessa sexta-feira (30), pelo Brasileirão Série B. O time comandado por Renato Gaúcho tropeçou no Castelão e perdeu por 2 a 1 para o Bolívia Querida. O resultado abre portas para o Cruzeiro, que depende apenas de uma derrota do Bahia para conquistar a taça. Vale lembrar, que o Esquadrão de Aço enfrentará a Chapecoense daqui a pouco.
Com o triunfo no Maranhão, o Sampaio Corrêa garante 45 pontos e se aproxima do Vasco, o último na linha de acesso do G4 com 49. Com o revés, o Grêmio estacionou em 53 pontos e matematicamente, não tem mais chance de ser campeão da segunda divisão.
Os dois times retornam aos gramados no inicio da próxima semana. Enquanto o Bolivia Querida recebe a Ponte Preta na próxima segunda-feira (3), o Imortal enfrentará o CSA no dia seguinte (4), em duelo realizado na Arena.
Artilheiro salvou a noite
O Grêmio optou pela velocidade no ataque e no campo defensivo contou com o retorno do zagueiro Kannemann, que estava lesionado. Mesmo com a grande expectativa, a zaga do Tricolor Gaúcho foi o grande obstáculo para o time no Castelão.
Os maranhenses marcaram o primeiro após chute de Rodrigo Ferreira, do Grêmio. A bola parou nas mãos do goleiro Luiz Daniel, que fez um longo lançamento para Rafael Vila. O jogador não perdoou e abriu o placar no início da primeira etapa.
Em busca de um melhor retrospecto fora de casa, os gaúchos partiram para o ataque e empataram em seguida com Elkeson. Apesar da comemoração, o árbitro, Rafael Traci, solicitou o VAR e constatou duas infranções: um toque no braço do atacante do Grêmio e uma falta em cima de Pará, lateral-esquerdo do Sampaio Corrêa. Desta forma, a arbitragem optou por anular o empate.
O Sampaio Corrêa manteve uma estratégia defensiva e baseada no contra-ataque. Esse foi o grande trunfo do Bolívia Querida, que ampliou no segundo tempo em outro erro de Rodrigo Ferreira. Após um passe errado, o artilheiro Gabriel Poveda concretizou. O atleta contabilizou 23 gols no Brasileirão Série B.
O Grêmio descontou aos 38 minutos do segundo tempo, com Elkeson. Após chute cruzado, a bola bateu na trave e com pouca força cruzou a linha do gol. O goleiro Luiz Daniel tentou salvar, mas se atrapalhou e garantiu o gol de honra dos gaúchos.
FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA 2 X 1 GRÊMIO
Local: Castelão, em São Luís (MA)
Data: Sexta-feira, 30 de setembro de 2022
Horário: 19h00 (Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC-Fifa) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG/VAR-Fifa)
Cartões amarelos: André Luiz (SAM) Kannemann, Biel e Guilherme (GRE)
GOLS:
Sampaio Corrêa: Rafael Vila (14′, 1ºT) e Gabriel Poveda (11′, 2ºT)
Grêmio: Elkeson (36′, 2ºT)
SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateusinho (Maurício), Alan Godói, Joécio e Pará (Lucas Hipólito); André Luiz, Ferreira (Eloir) e Rafael Vila (Lucas Araújo); Pimentinha, Gabriel Poveda (Rafael Costa) e Ygor Catatau
Técnico: Léo Condé
GRÊMIO: Brenno, Rodrigo Ferreira (Leonador), Natã, Kannemann e Nicolas; Thiago Santos, Bitello e Lucas Silva (Thaciano); Guilherme (Jhonata Robert) (Pedro Lucas), Biel e Elkeson
Técnico: Renato Portaluppi

