Uma das partes que mais chamam atenção em uma Copa do Mundo são os uniformes. Neste ano, serão 9 marcas que estamparão suas logos nas 32 seleções.
A empresa que mais tem seleções sob contrato é a Nike. No total, são 13 equipes nacionais com equipamentos fornecidos pela multinacional norte-americana.
Para se ter uma ideia, Nike e CBF são parceiras desde 1995. Isso, significa que esses acordos são mais estáveis do ponto de vista comercial.
“Os contratos com seleções mais relevantes costumam ser mais longos, dessa forma as alterações de fornecedores não são tão frequentes como se vê nos clubes. Isso pode ser ilustrado pela própria Itália, que ficou 19 anos com a Puma.”, é o que explica Idel Halfen, chefe de execução da DXA Invest e ex-vice de marketing do Fluminense ao ge, sobre essa estabilidade.
Depois da Nike, no ranking de seleções equipadas vem a Puma.
“O retorno comercial das marcas se dá principalmente através das vendas de produtos, no caso camisas e demais itens do uniforme. Potencial de vendas. No passado, a exposição da marca era bem valorizada, hoje as marcas buscam um retorno mais tangível dos seus investimentos através de vendas, embora a exposição e a associação a clubes vencedores sejam também fatores que pesam na decisão.”, finaliza Halfen na mesma entrevista.
Confira todas as marcas que estarão na Copa do Mundo 2022
Nike – 13
Qatar, Holanda, Inglaterra, EUA, Polônia, Arábia Saudita, França, Austrália, Canadá, Croácia, Brasil, Portugal e Coreia do Sul
Adidas – 7
Adidas: País de Gales, Argentina, México, Espanha, Alemanha, Bélgica e Japão
Puma – 6
Puma: Senegal, Marrocos, Sérvia, Suíça, Gana e Uruguai
Kappa – 1
Tunísia
Hummel – 1
Dinamarca
New Balance – 1
Costa Rica
Le Coq Sportif – 1
Camarões
Marathon – 1
Equador
Majid – 1
Irã

