Home Futebol Vampeta relembra episódio de Edilson, que “ajudou” a colocar Ronaldinho Gaúcho na seleção brasileira

Vampeta relembra episódio de Edilson, que “ajudou” a colocar Ronaldinho Gaúcho na seleção brasileira

Embaixadinhas do Capetinha quase custaram sua vaga na Copa do Mundo em 2002

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

20 anos atrás o Brasil voltou a conquistar o título mundial com a ´Família Scolari´ e o trio de Rs (Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho). Os três já eram referências no futebol mundial, mas R10 teve sua primeira chance na seleção brasileira em junho de 1999, ainda como jogador do Grêmio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E isso ocorreu por conta das famosas embaixadinhas de Edílson na final do Paulistão entre Corinthians x Palmeiras. Vampeta, companheiro do Capetinha no Timão, esteve presente em um evento fechado na cidade de São Paulo na última quinta-feira (6), relembrando esse episódio.

Após o Timão ser eliminado na semifinal da Libertadores da América pelo Verdão, Edílson combinou com os jogadores do alvinegro que iria provocar o rival caso a decisão já estivesse definida. O atacante começou a fazer embaixadinhas em campo e uma confusão generalizada aconteceu em campo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Foi tudo combinado. Não foi nada de improviso. Edílson já tinha avisado o que ia fazer” declarou Vampeta.

Luxemburgo, na época treinador da seleção brasileira, cortou o Capetinha e optou por convocar Ronaldinho, que já se destacava no Grêmio. Após isso, R10 se firmou com a camisa canarinho, sendo um dos destaques na campanha do título em 2002.

Relembre o lance abaixo:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Eu revelei Ronaldinho Gaúcho

Dois anos atrás Edílson comentou sobre a ida de Ronaldinho Gaúcho para a seleção brasileira, afirmando que foi responsável por “revelar” o jogador.

“Eu revelei o Ronaldinho Gaúcho. Eu fui cortado da seleção (pelas embaixadinhas) e no meu lugar foi o Ronaldinho Gaúcho. Se eu não fizesse as embaixadinhas, ele não tinha ido. O Ronaldinho teve três anos que ele jogou mais do que eu. Mas depois eu joguei muito mais”, declarou Capetinha.

Retorno de Edílson para a seleção brasileira e disputa da Copa do Mundo

O Brasil acabou tendo problemas nas Eliminatórias da competição, inclusive com diversas trocas de treinadores. Luxemburgo acabou deixando o cargo, com Candinho, Emerson Leão e Scolari passando pelo comando. Felipão foi quem acabou se firmando e conduzindo a seleção para a disputa da Copa do Mundo e o pentacampeonato.

Porém Scolari era o treinador do Palmeiras no episódio das embaixadinhas e isso deixou Vampeta com receio de não ser convocado. Mas o técnico acabou chamando tanto Vamp como Edílson, deixando claro que essa situação tinha ficado no passado.

PUBLICIDADE

Better Collective