Home Outros Esportes NFL: Associação de Jogadores aprova atualização do protocolo de concussão

NFL: Associação de Jogadores aprova atualização do protocolo de concussão

A NFL precisa aprovar oficialmente a linguagem da atualização. Os jogadores que apresentarem qualquer instabilidade motora serão retirados do jogo. Veja

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

O comitê de saúde e segurança da Associação de Jogadores da National Football League (NFLPA) aprovou formalmente uma atualização dos protocolos de concussão conjunto da NFL e NFLPA para proteger os jogadores por fechar uma “brecha” na instabilidade motora, nesta sexta-feira (7), de acordo com o jornalista Tom Pelissero, da NFL Network. O próximo passo é a NFL aprovar formalmente a linguagem da atualização do protocolo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Nossa união concordou em mudar os protocolos de concussão para proteger os jogadores de retornarem ao jogo no caso de algum incidente similar ao que vimos em 25 de setembro”, a NFLPA disse em nota. “Gostaríamos que essas mudanças tivessem efeito antes dos jogos deste final de semana e imediatamente proteger os jogadores e esperamos que a NFL aceite a mudança antes também”.

No último final de semana, a NFL e a NFLPA entraram em acordo para os parâmetros atualizados dos protocolos de concussão que vai retirar jogadores da partida que exibirem limitações motoras flagrantes independente de quaisquer fatores contribuintes, assim como com o quarterback Tua Tagovailoa no jogo da semana 3 contra o Buffalo Bills.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tagovailoa saiu rapidamente durante a partida do dia 25 de setembro com os Bills no primeiro tempo e o time anunciou que ele tinha sofrido uma lesão na cabeça depois da pancada do linebacker Matt Milano. Após levantar-se, o quarterback dos Dolphins chacoalhou a cabeça e tropeçou enquanto trotava para frente antes de ser levado para fora do campo de jogo. Posteriormente, ele voltou a jogar no segundo tempo.

Após o duelo, o treinador dos Dolphins, Mike McDaniel, disse a repórteres que Tua sofreu uma lesão nas costas no primeiro tempo, que foi exacerbada com a pancada.

Investigações da NFL e da NFLPA sobre o incidente de Tagovailoa

Logo após o triunfo dos Dolphins, a Associação de Jogadores da NFL iniciou uma investigação sobre a forma que a avaliação da concussão de Tagovailoa foi feita. No último sábado (1°), a NFLPA encerrou o contrato do consultor de neurotrauma independente envolvido no teste de concussão de Tua durante a terceira semana da temporada regular. Segundo a decisão, a Associação não conseguiu entender a função do profissional como consultor e mencionou uma hostilidade durante o processo de investigação entre os fatores que contribuíram para o seu corte.

PUBLICIDADE

Então, na partida seguinte, Tagovailoa sofreu uma forte pancada na quinta-feira (29), sendo jogado ao chão pelo defensive tackle do Cincinnati Bengals, Josh Tupou. O quarterback acertou a cabeça no gramado e seus braços e mãos ficaram em posição de “defesa de esgrima”. Ele continuou sendo atendido no campo por alguns minutos antes de ter sido retirado de maca e levado de ambulância para um hospital de Cincinnati.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira (3), McDaniel descartou o QB para o jogo da semana 5, contra o New York Jets, por causa da concussão sofrida por Tagovailoa contra os Bengals.

A investigação conjunta da NFL com a NFLPA sobre a aplicação dos protocolos de concussão para a lesão de Tagovailoa ainda segue sem conclusão.

Better Collective