Durante o GP do Japão, a corrida foi paralisada após um incidente envolvendo Gasly e dois tratores na pista de Suzuka. O acidente gerou duras reclamações por parte do francês, na mesma pista que presenciou em 2014 o acidente do piloto Blanchi da Marussia que o levaria a óbito após alguns meses.
Incidente com Gasly
Durante a corrida, Gasly quase bateu em um muro que poderia ter trazido um desfecho completamente diferente. Quando percebeu o risco, o piloto francês reclamou no rádio: “o que é isso? O que é esse trator na pista? Passei ao lado dele. Isso e inaceitável. Lembram do que aconteceu. Não posso acreditar nisso”.
Sobre o incidente, a FIA declarou que Gasly passou no setor dos tratores a alta velocidade. Em comunicado disse: “em relação ao incidente, o safety car foi acionado e a corrida neutralizada. O carro 10 (de Gasly) estava em alta velocidade para alcançar o campo. Como as condições estavam se deteriorando, a bandeira vermelha foi mostrada antes do carro 10 passar pelo local do incidente”.
Repercussões
No Twitter, o piloto Lando Norris se revoltou com a situação, e publicou: “Como isso aconteceu? Perdemos uma vida nesta situação anos atrás. Arriscamos nossas vidas, especialmente em condições como esta. Queremos corrida. Mas isso… Inaceitável”.
Além do piloto britânico, Carlos Sainz da Ferrari se revoltou e expus sua opinião dizendo: “(…) se um piloto decide sair um pouco da linha de corrida, tem uma pequena aquaplanagem ou tem que apertar um botão no volante, saindo um pouco da linha, e aí ele bate em um trator, então tudo pode “acabar”, não? (…) Ainda não sei por que nestas condições continuamos arriscando ter um trator na pista, porque é simplesmente inútil. Se você vai sinalizar algo de qualquer maneira, por que arriscar?”.

