A Red Bull Racing (RBR) utilizou as redes sociais para se manifestar pouco depois da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) concluir que a escuderia violou o teto de gastos imposto na temporada 2021 da Fórmula 1.
Em nota, a empresa austríaca afirmou que não esperava tal conclusão. Além disso, deixou claro que diverge da entidade.
“É com muita surpresa e desapontamento que ficamos sabendo que a FIA concluiu que houve violação ao teto de gastos”, iniciou a equipe taurina.
“Nosso ano 2021 foi abaixo do limite de gastos imposto. Portanto, nós precisamos, cuidadosamente, revisar as avaliações da FIA, assim como reforçamos nossa crença de que nossos investimentos de 2021 foi abaixo do limite”, acrescentou a RBR.
“Apesar das afirmações e opiniões dos outros, este é um processo que está sob o regulamento da FIA, o qual vamos, respeitosamente, seguir, enquanto nós considerarmos todas as opções disponíveis para nós”, completou.
A RBR não foi a única equipe da Fórmula 1 que desrespeitou as normas referentes ao teto de gastos.
De acordo com a FIA, Williams e Aston Martin atrasaram o envio da documentação necessária.
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) October 10, 2022
Quais punições a Red Bull pode sofrer na Fórmula 1?
A violação foi considerada “menor” pela FIA. Nem por isso, contudo, a equipe do atual bicampeão mundial, Max Verstappen, está totalmente livre de punições mais severas.
De acordo com o site especializado em automobilismo Motorsport, a RBR pode ser excluída de alguns eventos da Fórmula 1. Por outro lado, pode também ser apenas advertida.
Além disso, está arriscada a perder pontos nos campeonatos de pilotos ou construtores e ter uma quantidade limitada para testar os carros que desenvolve.
“A Administração do Limite de Custos da FIA está atualmente determinando o curso de ação apropriado a ser tomado de acordo com os Regulamentos Financeiros em relação à Aston Martin e Red Bull. Mais informações serão comunicadas”, declarou a FIA.

