Home Extracampo Ex-chefe de arbitragem da CBF critica áudio do VAR na final da Copa do Brasil

Ex-chefe de arbitragem da CBF critica áudio do VAR na final da Copa do Brasil

O árbitro de vídeo não detectou um possivel toque de mão Rubro-Negro dentro da área

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

O ex-chefe de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, criticou os áudios do VAR no jogo de ontem (12), quando o Corinthians enfrentou o Flamengo pela final da Copa do Brasil. Em campo, o árbitro de vídeo pode ter anulado um possível pênalti para o Timão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Até coloquei o óculos aqui, normalmente não uso. Estou com problema de visão ou a bola não toca na barriga do jogador? Ela não toca na barriga. Vai diretamente no braço. O áudio do VAR estragou a análise de vídeo. E, para mim, não há penalidade”, declarou Gaciba, em entrevista ao SportsCenter.

O ex-chefe de arbitragem também analisou a atuação do árbiro de vídeo no Brasil. Para Gaciba, a exposição do áudio pode aumentar a dúvida em lances mais polêmicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O árbitro de vídeo foi chamado para corrigir erros claros e óbvios. Bastava dizer: ‘ação de disputa, braço em posição natural, segue a decisão de campo’. Pronto, acabou. O único país que mostra o áudio para criar mais confusão do que sem áudio é o Brasil”, disse.

No jogo, o lance gerou uma série de dúvidas e desta forma, o árbitro Bráulio da Silva Machado solicitou a análise do VAR, que não constatou a penalidade.

Leonardo Gaciba atuou como chefe de arbitragem da CBF entre os anos de 2019 e 2021. Atualmente, o seu departamento é comandado por Wilson Seneme.

PUBLICIDADE
Better Collective