O Brasileirão Série A em 2023 pode ter um marco histórico que não ocorre há 30 anos. Isso porque, segundo publicou o jornalista Paulo Vinicius Coelho, o PVC, em seu blog no Globoesporte.com, a edição do ano que vem do torneio nacional pode voltar a reunir 16 das 20 maiores torcidas do Brasil.
Isso não ocorre desde o Brasileirão de 1993, que foi a última vez que Athletico Paranaense, Fortaleza, Ceará e Bahia estiveram junto aos times do chamado ‘G12’ na primeira divisão nacional.
Segundo pesquisa IPEC feita em julho, as maiores torcidas do Brasil são, na sequência, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco da Gama, Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Santos, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Fortaleza, Sport, Fluminense, Paysandu, Ceará, Vitória, Santa Cruz e Athletico Paranaense.
Portanto, das 20 maiores torcidas do Brasil segundo pesquisa feita neste ano, estão fora da Série A apenas Sport, que segue na Série B em 2023, Vitória, que conseguiu o acesso e disputará a Série B de novo no ano que vem, Paysandu, que está na Série C, e o Santa Cruz, que está sem divisão nacional em 2023 após ser elimindo da Série D neste anos.
Brasileirão 2023 pode ter alto índice de público
O Brasileirão do ano que vem, segundo PVC, pode ter recorde de público, visto que neste ano, mesmo com clubes sem representatividade na última pesquisa, como Avaí, Cuiabá e Juventude, deve ficar na segunda posição no ranking de público da competição. Atualmente, a média é de 21 mil torcedores por jogo.
“É possível chegar a 25 mil de média, tendo dezesseis dos vinte clubes mais populares do país na Série A”, escreveu PVC em seu blog sobre um possível recorde de média de público no próximo Brasileirão Série A.

