A final da Copa Libertadores em 2023 pode voltar a ser no Brasil após dois anos. Após 2021 em Montevidéu e 2022 em Guayaquil, São Paulo aparece como forte opção para receber a grande decisão, segundo publicou o blog do Marcel Rizzo, do UOL Esporte. A data da final já está definida: 11 de novembro. A tendência é que a cidade que receberá a final da Libertadores seja anunciada apenas no começo do ano que vem.
Segundo a publicação, a Colômbia aparecia como favorita para receber a decisão do ano que vem, tendo Medellín e Barranquilla como as cidades favoritas. Porém, a avaliação interna seria de que a decisão do ano que vem é “importantíssima comercialmente”, portanto a ideia é não correr riscos como em Guayaquil, onde houveram uma série de problemas para a realização de Flamengo x Athletico Paranaense, que terminou com vitória do time carioca.
Em Guayaquil, uma série de manifestações dias antes da final causaram apreensão sobre a realização da partida. A cidade chegou a ficar sob toque de recolher até o dia 14 de outubro. Além disso, problemas com transportes e hospedagem também foram relatatos.
O que pesa a favor de São Paulo?
O que pesa a favor de São Paulo para receber a final seria a facilidade de acesso dos torcedores e dos clubes para o local da partida, o que enfraquece a Colômbia. Atualmente, o estádio favorito a receber a final seria o Morumbi. Alguns dirigentes fazem campanha para que a final de 2023 seja em São Paulo, que faria uma dobradinha com Brasília, que receberá a decisão da Copa Sul-Americana no ano que vem, já que neste ano, quando receberia, foi trocada por conta das eleições, que seriam no dia seguinte à final.

