A terceira passagem de Cuca pelo Atlético-MG chegou ao final. Conforme citado em nota do clube, o desligamento ocorreu em comum acordo entre o Galo e o treinador.
Em comum acordo, #Galo e Cuca decidiram pela não continuidade do treinador no Clube.
— Atlético (@Atletico) November 14, 2022
Classificado para a Libertadores, o Atlético agradece ao técnico e aos auxiliares Cuquinha e Eudes Pedro, a quem deseja sucesso na sequência de suas carreiras.
Mais: https://t.co/oCbnkGkmcA pic.twitter.com/qBYUOSSy0D
Agora o foco da direção é fechar com um novo treinador o mais rápido possível. Dos nomes especulados, os que ganham mais força são de Vojvoda, com situação indefinida no Fortaleza, Coudet, livre no mercado após ser demitido do Celta de Vigo e Gallardo, que deixou o River Plate recentemente.
Temporada abaixo do esperado
Considerado um dos melhores elencos do Brasil, o Atlético-MG era apontado como um dos favoritos aos títulos, tanto no Brasil como na América do Sul.
Mas com um desempenho ruim sob o comando de Antonio Mohamed, o Galo demitiu o treinador, optando por trazer Cuca para sua terceira passagem pelo clube, em julho deste ano.
Porém os resultados dentro de campo estiveram longe do esperado. O clube foi eliminado para o Palmeiras nas quartas de final da Libertadores e esteve longe de lutar pela conquista do Brasileirão.
Inclusive Cuca sofreu com muitas críticas ao longo da temporada. Vaias da torcida foram algo corriqueiro. Com a falta de resultados e pressão dos torcedores, tudo levava a crer que a demissão do treinador estava próxima de acontecer.
Após vencer o Corinthians na Neo Química Arena e garantir vaga na pré-Libertadores, a coletiva do profissional já deixou no ar que ele não seguiria na equipe. E esse fato foi confirmado na noite dessa segunda-feira (14).
Passagem de Cuca pelo Atlético-MG
Apesar do 2022 ruim, o treinador segue sendo ídolo do clube. Ele é o técnico mais vencedor da história do Galo, com destaque para a temporada de 2021, onde venceu o Brasileirão, Copa do Brasil e Mineiro. Além disso, ele comandou o clube na Libertadores de 2013 e venceu os estaduais de 2012 e 2013.
Somando suas s três passagens pelo Atlético-MG (2012/13, 2021 e 2022), Cuca comandou o clube em 244 jogos, 134 vitórias, 55 empates e 55 derrotas. Isso representas um aproveitamento de 62,4%. Nos 20 jogos de 2022, foram sete vitórias, seis empates e sete derrotas, 20 gols a favor e 19 contra.
Com isso, ele tem seis títulos pelo Atlético-MG, tendo seu nome marcado ma história do clube alvinegro.

