Home Futebol Em jogo marcado por equilíbrio, Suíça vence Camarões em estreia na Copa do Mundo 2022

Em jogo marcado por equilíbrio, Suíça vence Camarões em estreia na Copa do Mundo 2022

Seleções tiveram números muito parecidos, mas Suíça foi precisa e saiu com a vitória

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

Na manhã desta quinta (24), Suíça e Camarões disputaram a primeira partida do Grupo G da Copa do Mundo no estádio Al Janoub.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esta foi a primeira vez na história que Camarões e Suíça se enfrentaram. Pelos resultados em jogos recentes, os europeus, que venceram três das suas últimos cinco partidas, eram favoritos, mas Camarões prometia fazer jogo duro: todas as partidas de seu histórico recente foram burocráticas e com poucos gols.

Os times entraram em campo com o status de zebras do grupo, que também conta com Sérvia e Brasil, favoritos para avançar. O primeiro tempo foi muito equilibrado e com nenhuma chance de muito perigo, com as duas seleções sofrendo com bloqueios criativos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Poucas chances e times travados

A partida começou morna e o primeiro lance de perigo veio apenas aos 10’. Após bom lançamento, Mbeumo recebeu pela esquerda e finalizou para defesa do goleiro Yann Sommer. No rebote, Toko Ekambi finalizou para fora. No momento em que Mbeumo finalizou, Choupo-Moting, destaque de Camarões que vive ótima fase no Bayern, passava livre pelo meio.

Os camaroneses seguiram melhor e usaram a estratégia de roubar a bola do ataque suíço e fazer uma rápida ligação com seus rápidos pontas. Aos 32’, em mais uma jogada neste estilo, Hongla recebeu no meio da grande área e apenas não finalizou porque foi travado pelo lateral Silvan Widmer em cima da hora.

Pouco depois, aos 39’, a Suíça enfim construiu um bom ataque pela esquerda, mas Breel Embolo se atrapalhou em um momento de indecisão e foi desarmado pelo zagueiro camaronês antes que pudesse cruzar para Shaqiri, que passava pelo meio.

PUBLICIDADE

O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com poucas chances criadas e times travados. A posse de bola ficou dividida entre 44% para a Suíça, 45% para Camarões e 11% em disputa e até mesmo a quantidade de finalizações foi semelhante: quatro para os helvéticos; cinco para os camaroneses.

PUBLICIDADE

Gol camaronês contra Camarões

A Suíça voltou mais incisiva para o segundo tempo e após apenas três minutos de jogo, abriu o placar justamente com um jogador nascido em Camarões. Em ótima triangulação no ataque, Shaqiri recebeu pela direita e cruzou para Breel Embolo, que bateu para abrir o placar para a seleção helvética e em respeito ao seu país de origem, não comemorou.

O jogo seguiu muito equilibrado e com números muito parecidos para as duas seleções. Nas vezes em que Camarões chegou no ataque com perigo, foi interceptado por Yann Sommer. Já a Suíça apenas não ampliou o placar aos 66′ por que o goleiro André Onana fez ótima defesa após finalização quase à queima roupa de Ruben Vargas.

Atrás no placar, a seleção de Camarões passou a reter mais a posse de bola em uma tentativa de pressionar os suíços, mas falhou na criação e acabou derrotada por 1 a 0. Com o gol marcado, Breel Embolo se tornou o primeiro jogador na história das Copas a marcar contra o país em que nasceu.

Assim como no primeiro tempo, a partida teve números totais extremamente equilibrados. A posse de bola ficou dividida entre 42% e 44%, e em finalizações, a Suíça teve oito e Camarões sete. Até mesmo a precisão de passes, indicador que costuma ser desigual, ficou parelha: 84% para Suíça e 85% para Camarões.

PUBLICIDADE

Na próxima rodada, a Suíça encara o Brasil e Camarões pega a Sérvia.

Ficha técnica

Suíça x Camarões

Data: 24/11/2022, 07:00
Estádio: Al Janoub

Gol: 48′ Breel Embolo

PUBLICIDADE

Substituições – SUI: 71′: Frei, Okafor e Seferovic (Sow, Shaqiri e Embolo), 81′: Rieder (Vargas), 90′: Cömert (Rodriguez)

Substituições – CAM: 68′: Ondoua (Hongla), 73′: Aboubakar, Nkoudou (Choupo-Moting, Toko Ekambi), 81′ Ngamaleu (Mbeumo)

Suíça (4-2-3-1): Sommer – Rodriguez, Elvedi, Akanji, Widmer – Xhaka (c), Freuler – Vargas, Sow, Shaqiri – Embolo
Técnico: Murat Yakin

Camarões (4-3-3): Onana – Fai, Castelletto, N’Koulou, Tolo – Anguissa, Gouet, Hongla – Mbeumo, Choupo-Moting (c), Toko Ekambi
Técnico: Rigobert Song

PUBLICIDADE
Better Collective