Nesta terça (29), o Equador enfrentou Senegal buscando defender a segunda colocação no grupo A e se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Porém, os senegaleses foram mais determinados em buscar o resultado e tomaram a classificação das mãos dos sul-americanos.
Ao entrar em campo, a seleção equatoriana possuía quatro pontos, ficando atrás da Holanda por cartões amarelos. Já a seleção senegalesa tinha três pontos e se classificaria com uma vitória. Além disso, outro destaque foram as homenagens de senegaleses ao jogador Papa Bouba Diop, herói de Senegal na Copa do Mundo de 2002, que falecido neste mesmo dia, dois anos atrás.
Visando manter a vantagem, o Equador começou a partida buscando se defender e apostar em bola longas para o artilheiro Enner Valencia decidir, mas o plano não funcionou. Senegal precisava vencer o dominou as ações ofensivas do primeiro tempo. Apesar de não gerar grandes chances, a determinação foi recompensada no final do primeiro tempo.
Aos 41 minutos do primeiro tempo, Hincaipé cometeu pênalti desastrado em Isamaila Sarr. O próprio Sarr cobrou e colocou Senegal à frente no placar. O gol seria o suficiente para classificar os africanos na segunda posição do grupo A, pois a Holanda já vencia o Catar na outra partida.
Equador empata, mas Senegal volta à frente logo na sequência e conquista classificação na Copa do Catar
A segunda etapa começou com os sul-americanos precisando do resultado e se lançando mais ao ataque, pressionando os africanos. No entanto, o Equador demonstrava não estar em grande dia e tinha dificuldades para criar lances de perigo.
Porém, os sul-americanos conseguiram alcançar o gol. Em cobrança de escanteio aos 21 minutos do segundo tempo, Moisés Caicedo aproveitou desvio e completou na segunda trave, empatando a partida. Com o gol, o Equador voltava a se classificar para as oitavas da Copa do Mundo 2022.
Porém, não houve muito tempo para comemorar. Logo na sequência, Senegal foi ao ataque e marcou o gol da vitória. O relógio marcava 24 minutos do segundo tempo quando, após cobrança de falta com bola na área, Koulibaly apareceu livre para pegar de primeira e mandar para o fundo das redes, retomando a classificação.
O Equador novamente passou a pressionar, mas sem efetividade. Desta vez, quem não tinha pressa era a seleção senegalesa, que até arriscava chutes, porém tinha o objetivo de controlar o jogo. Por fim, Senegal conseguiu resistir ao cerco equatoriano dos momentos finais e venceu a partida.
O resultado deu a classificação a Senegal, pela segunda vez na história e em sua terceira participação em Copa do Mundo. Agora, os africanos esperam a as partidas do grupo B, que falta decidir as seleções classificadas, para saber quem enfrentará nas oitavas. A partida de mata-mata será disputada no dia 4 de dezembro, às 16 horas (de Brasília).

