Home Extracampo Copa do Mundo 2022: veja como funciona o tratamento para Neymar se recuperar

Copa do Mundo 2022: veja como funciona o tratamento para Neymar se recuperar

O atacante conta com tecnologia e métodos avançados da CBF para retornar o quanto antes à Copa do Catar

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.

Neymar está cortado do próximo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022, marcado para esta sexta (2), às 16 horas (de Brasília). No entanto, o jogador segue concentrando esforços da CBF para se recuperar a tempo das partidas de mata-mata. O camisa 10 tem realizado tratamento intensivo, em três períodos e que conta com alta tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Danilo e Neymar, ambos com lesão no tornozelo, estão balanceando tratamento com fisioterapia convencional junto aos profissionais da comissão técnica e métodos mais modernos, que utilizam aparelhos de alta tecnologia, como crioterapia e eletroterapia.

A crioterapia é uma técnica mais recente da termoterapia, amplamente usada por clubes e seleções há tempo. A diferença está no equipamento modernizado, que é mais preciso na redução de temperatura do local. Assim, a eficiência do tratamento é ampliada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já a eletroterapia consiste na reabilitação pelo uso de correntes elétricas, que provocam estímulo muscular. Apesar de não ser exatamente uma novidade em recuperação de lesões, a terapia por correntes elétricas teve grande evolução nos últimos anos. Hoje em dia, é possível controlar as microcorrentes por celular ou controle remoto.

Médicos explicam os equipamentos usados pela CBF para recuperar Neymar a tempo de disputar a Copa do Mundo 2022

Em entrevista publicada no portal UOL Esporte, Alexandre Barbosa, fisioterapeuta integrante da Avanutri, empresa que tem parceria com a CBF, explicou como funciona o equipamento de crioterapia. A técnica tem sido utilizada na recuperação de Neymar e do lateral Danilo.

“Nos casos do Neymar e do Danilo, o equipamento é utilizado para redução de edema, já que faz uma compressão contínua, prática amplamente utilizada em clubes brasileiros e no exterior também, trazendo excelentes resultados na recuperação de atletas. Como é possível regular a compressão de acordo com a dor de cada atleta, o equipamento gera bastante conforto no tratamento”, explicou Alexandre, também fisioterapeuta coordenador do Vasco.

PUBLICIDADE

O fisioterapeuta Jomar Ottoni, também em entrevista publicada pelo portal UOL Esporte, explicou a diferença na técnico de eletroterapia que vem sendo usada. O profissional já atuou no Palmeiras, Santos, Athletico e Cruzeiro. Atualmente, faz atendimento individualizado com o zagueiro João Victor, do Benfica de Portugal.

PUBLICIDADE

“Cada microcorrente tem uma finalidade: interferencial, russa, ajudar na drenagem… Depende da modulação. As correntes são cada vez mais apuradas para determinado objetivo e agora são controladas por bluetooth. As correntes de eletroterapia são antigas e eficientes, mas agora estão otimizadas”, afirmou Jomar.

A seleção brasileira espera ter a volta de Neymar e Danilo para a disputa das oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Ainda sem definição de adversário e posicionamento no grupo, o Brasil pode ir à campo na segunda (5), às 16 horas (de Brasília), se terminar em primeiro no grupo G. Caso termina na segunda posição, a Amarelinha joga na terça (6), às 16 horas (de Brasília).

Better Collective