Raphinha entregou um ótimo desempenho ao técnico Tite desde a sua primeira convocação, há mais de um ano. Justamente por isso, chegou à Copa do Mundo como titular. Nesse período, o atacante participou de 11 partidas, com cinco gols e quatro assistências.
Nos primeiros jogos da Copa, porém, Raphinha não conseguiu mostrar o futebol que apresentou nas partidas anteriores. Somados os duelos contra Sérvia e Suíça, desferiu apenas três chutes a gol, e todos foram defendidos pelos goleiros adversários.
Contra a Sérvia, onde dois desses três chutes aconteceram, as chances eram claras, mas Raphinha pegou fraco na bola na primeira, e mandou em cima do goleiro na segunda, quando o placar ainda estava zerado.
Além disso, os números revelam que as jogadas da seleção brasileira aconteceram em seu lado do campo menos da metade das vezes em que aconteceram do lado oposto, onde está Vini Jr. Desta forma, dos três atacantes titulares do Brasil, Raphinha é o único que ainda não participou de nenhum gol e, diante das circunstâncias, foi substituído nos dois confrontos durante o segundo tempo.
Antony terá chance em um jogo mais leve, com vaga garantida para a próxima fase
Na terceira rodada desta primeira fase do torneio, com o Brasil já classificado para as oitavas de final, Tite vai usar o elenco reserva, principalmente para poupar as estrelas do time. Assim, Antony, reserva imediato de Raphinha, terá a oportunidade de se firmar na equipe titular durante a segunda fase.
Com 13 partidas pela seleção brasileira, aos 22 anos, Antony foi titular em apenas duas delas, garantindo duas assistências. Em outras oportunidades, onde entrou como reserva, marcou dois gols. Nesta Copa, substituiu Raphinha nos dois primeiros jogos, e agora terá a chance de mostrar seu futebol desde o início da partida.
Tite já admitiu que o time titular poderá sofrer alterações para a fase do mata-mata. Segundo ele, “a referência do jogo é importante e não posso precipitar [mudanças no time] porque o campo fala, a bola fala. Tenho que preparar e oportunizar os atletas, mas não sei o quanto de desempenho eles vão dar.”
Depois do confronto com a seleção de Camarões, hoje às 16h (de Brasília), o Brasil jogará as oitavas de final na segunda-feira (05).

