O ex-goleiro do Real Madrid e da Seleção Espanhola, Miguel “El Gato” Angel Gutiérrez González, nasceu em Ourense e atualmente conta com 74 anos de idade. Após defender o gol do time merengue por 18 temporadas e também ser parte de diversos momentos importantes no esporte, se encontra lutando contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), confira.
Goleiro espanhol com esclerose
Segundo uma nota emitida ontem (17) através do site oficial do atleta, o jogador abordou mais sobre a sua luta contra a doença. Já o Real Madrid, time que o viu brilhar durante 18 temporadas, emitiu um comunicado dizendo: “desde o Real Madrid transmitimos toda a nossa força e carinho a Miguel Ángel, um dos maiores guarda-redes da nossa história. Estamos junto a ele e à sua família na luta contra a ELA, reforçando a fortaleza e o espírito de superação que ele sempre demonstrou”.
Trajetória
Nos registros do futebol, contam 18 anos no Real Madrid venceu o campeonato espanhol em oito edições, cinco Taças do Rei, uma taça de La Liga, duas edições da Taça UEFA. Porém, a maior falha do jogador foi que em 1992 perderia a final da Champions League por 1 a 0 contra o Liverpool em Paris, deixando um longo período sem campeonatos continentais.
Além deste momento, o jogador também foi titular na seleção espanhola no Mundial da Argentina em 1978, e foi banco de reservas durante a Copa do Mundo de 1982. Com o time merengue, é o terceiro arqueiro com mais jogos, pois defendeu o clube em 344 partidas, ficando atrás apenas de Iker Casillas que conta com 725 partidas e Paco Buyo com 456.
Após sua aposentadoria, “El Gato” se tornou treinador de goleiros na Cidade Desportiva de Valdebebas, CT do Real Madrid, assim como delegado do elenco. Sempre no Real Madrid e se tornou uma lenda no time merengue.

