A Copa do Mundo 2022 acabou oficialmente no último domingo, após uma emocionante final entre Argentina e França. As seleções empataram em 3 a 3 ao longo do tempo regulamentar e prorrogação, terminando com a vitória da Albiceleste nos pênaltis, por 4 a 2. Porém, apesar do título, segundo a inteligência artificial usada para encontrar o time ideal da competição, apenas Lionel Messi representaria a Argentina na equipe.
O portal “WhoScored?”, especializado em dados de futebol, utilizou uma inteligência artificial que dá nota aos jogadores baseada nas estatísticas individuais nas partidas. Então, essa avaliação é feita sem interferência humana, usando como base os chutes, dribles, desarmes, gols, assistências e demais quesitos de uma partida.
Assim, baseada nas estatísticas contabilizadas, o time ideal da Copa do Mundo 2022 teve mais representantes da seleção francesa, vice-campeã do torneio. Mbappé, Griezmann e Theo Hernández foram os melhores pontuadores de suas posições. Por outro lado, Messi foi o jogador com maior nota, algo em comum com a “vida real”, já que o camisa 10 da Argentina foi eleito o melhor do torneio.
Mesmo encerrando sua participação nas quartas de final da Copa do Catar, o Brasil emplacou dois jogadores na seleção dos melhores, segundo os robôs do “WhoScored?”. O zagueiro Thiago Silva e o volante Casemiro se destacaram na competição e são os representante da Amarelinha na seleção. Confira abaixo o time ideal montado pelo robôs do “WhoScored?”:
Diferentemente das estatísticas contabilizadas pela inteligência artificial, a Argentina levou a melhor sobre as outras 31 seleções e conquistou a Copa do Mundo 2022. Na competição realizada no Catar, a Albiceleste se tornou tricampeã mundial, encerrando um jejum que já durava 36 anos sem a taça da competição.

