Nesta quarta-feira (21), o ex-running back Franco Harris morreu aos 72 anos. O filho de Harris confirmou a notícia à Associated Press. A causa da morte não foi divulgada.
O Pittsburgh Steelers, time que Harris defendeu por 12 das 13 temporadas que jogou na NFL, marcou a cerimônia de aposentadoria da camisa número 32 de Harris na noite deste sábado (24), quando os Steelers vão enfrentar o Las Vegas Raiders, no Acrisure Stadium, em Pittsuburgh, no aniversário de 50 anos da “Immaculate Reception” (“Recepção Imaculada, em tradução livre), protagonizada pelo ex-jogador.
Harris foi selecionado na 13ª escolha geral do Draft de 1973 pelos Steelers, jogando futebol americano pela universidade de Penn State, está conhecido na história por ter estado no lugar certo, na hora certa, em uma das jogadas mais famosas na história da liga.
O lendário corredor conquistou quatro Super Bowls pelos Steelers e foi um dos principais responsáveis por virar a página na história da franquia de Pittsburgh, que vinha de 20 anos ruins antes de sua chegada.
Estatísticas e marcas de Harris na carreira
Franco Harris é o 15° jogador com mais jardas corridas na história da NFL, com 12.120, e também ocupa a 11ª posição, empatado com Jerome Bettis, em touchdowns corridos na carreira (91). Harris marcou a história dos Steelers, sendo o líder em jardas corridas (11.950) e touchdowns (91).
O lendário running back conquistou inúmeras honrarias na carreira. Só para ilustrar, além dos quatro Super Bowls, ele foi nove vezes ao Pro Bowl, nomeado ao primeiro time All-Pro em uma oportunidade, Jogador Mais Valioso (MVP) do Super Bowl IX, Novato Ofensivo do Ano em 1972 e Walter Payton Man of the Year na temporada 1976. Por fim, Harris foi eleito ao Hall da Fama da NFL em 1990 e é integrante do time do Hall da Fama da década de 1970.

