O formato atual do Mundial de Clubes está com os “dias” contados. Na última semana, a Fifa informou que a partir de 2025, o torneio terá uma nova roupagem, sendo disputado de quatro em quatro anos, e estará “inflado” de times, contando com 32 participantes. Atual campeão da Libertadores, e representante sul-americano na próxima edição da competição, o Flamengo ainda aguarda para saber se terá ou não vaga no reformulado Mundial.
Até o momento, a Fifa não divulgou os critérios de classificação para o torneio, uma vez que deve encontrar bastante resistência da Uefa e dos clubes para viabilizar as alterações. Se a lógica do passado recente for mantida, o Flamengo tem boas chances de figurar no novo Mundial.
Antes da pandemia, quando o Flamengo venceu a Libertadores de 2019, a Fifa, que já tinha a ideia de repaginar o torneio no ano seguinte, garantiu o time carioca na competição, que teria 24 times e seria disputada na China, a partir de 2021. Entretanto, o cenário pandêmico em escala global frustrou os planos da entidade, que colocou as mudanças na “gaveta”, não tirando a ideia do papel.
Na oportunidade, havia ficado estabelecido que a América do Sul teria direito a seis vagas. Com o aumento de 24 para 32 times, a tendência é que a Conmebol ganhe mais dois lugares no próximo Mundial, assegurando assim a participação do Flamengo. Contudo, vale lembrar que os critérios de classificação não foram oficializados pela entidade que rege o futebol.
Em meio à “novela” do Mundial 2025, o Flamengo inicia a partir da próxima semana a sua preparação para a temporada 2023, que será agitada, contando inclusive com a disputa a edição 2022 do torneio, que ocorre em fevereiro. Além do time brasileiro, o torneio da Fifa em Marrocos terá as presenças de Wydad Casablanca (MAR), Real Madrid (ESP), Seatlle Sounders, Auckland City (NZL) e outros dois times serão definidos.
Presidente da Fifa anunciou q projeta para 2025 o tão falado Mundial de Clubes turbinado, com 32 clubes e não 24, como seria na China em 2021.
“Será igual a uma Copa do Mundo, só qvcom clubes.”.
Agora vai começar a briga pelo calendário com clubes europeus e com a própria Uefa.
— Vitor Sergio Rodrigues VSR (@vitorsergio) December 16, 2022

