O reencontro da TV Globo com a Libertadores depois de três anos do rompimento inesperado está perto de acontecer. Após fazer as pazes com a Conmebol, a toda poderosa da comunicação do país já sabe como e quais os jogos irá transmitir nas primeiras rodadas e, principalmente, quais narradores colocará “em campo” nas escalas.
É bem verdade que o time de locutores do canal teve um desfalque fundamental na virada do ano, após o anúncio definitivo da aposentadoria de Galvão Bueno das coberturas esportivas ao vivo. A última vez que ele foi “convocado” para emprestar a sua voz a uma partida do torneio foi na final de 2019, mas passou mal e acabou substituído.
Naquela ocasião, quem tomou as rédeas da situação foi o narrador Luis Roberto que, inclusive, esteve presente na despedida do veterano na final da Copa do Mundo 2022. O episódio simbólico marcou também uma passagem de bastão para o velho conhecido do público carioca, que assumirá o posto de “titular” da TV Globo em 2023.
Globo tem time definido para Libertadores 2023
Segundo o site Notícias da TV, será ele o principal responsável por transmitir as emoções dos jogos da Libertadores deste ano, na retomada das relações com a Conmebol. A Luis, será delegada a “maior parte” das partidas, enquanto Cléber Machado aparece logo atrás na hierarquia definida pela alta cúpula da emissora.
Já a presença da narradora Renata Silveira, primeira mulher a conduzir um confronto de Copa do Mundo na TV aberta, ainda não é certa. Vale lembrar que ela já cobriu a competição quando trabalhava na Fox Sports, chegando a ser escalada para a polêmica final entre Boca Juniors x River Plate em 2018.

