Home Futebol Chelsea: Gianluca Vialli é marcante na história do clube como jogador e técnico

Chelsea: Gianluca Vialli é marcante na história do clube como jogador e técnico

Ex-jogador que atuou pelos Blues na década de 90 faleceu nessa sexta-feira, deixando para trás um belo legado em campo e fora dele

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Nessa sexta-feira, faleceu em um hospital de Londres, no Reino Unido, o lendário Gianluca Vialli, ex-jogador da seleção italiana e técnico que é idolatrado no Chelsea e a Juventus. Ele estava com 58 anos. A morte se deu após uma batalha de cinco anos contra um câncer de pâncreas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Agradecemos a muitos que o apoiaram ao longo dos anos com seu carinho. A memória dele e seu exemplo viverão para sempre em nossos corações”, escreveu a família do ex-jogador em um comunicado oficial.

Vialli esteve presente na seleção italiana nas Copa do Mundo de 1986 e 1990, tendo também vencido a Champions League com a Juventus em 1996. Ele se tornou muito famoso dentro da Inglaterra devido à sua memorável, embora curta, passagem pelo Chelsea, no passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Confira alguns lances históricos do ex-jogador, quando esse atuava pelo Chelsea:

Nos últimos anos, Gianluca Vialli vinha trabalhando dentro da comissão técnica de Roberto Mancini na seleção da Itália. Eles estiveram juntos na campanha que levou ao título da Eurocopa 2020. Contudo, recentemente teve que deixar de lado o seu trabalho para se concentrar na luta contra o câncer, onde acabou saindo derrotado.

Chelsea publicou uma bela homenagem para Vialli

Entre as várias homenagens para Vialli, o Chelsea, ex-clube do jogador, escreveu uma bela mensagem falando sobre a passagem do craque pelo clube:

PUBLICIDADE

“Assim que entrou pela porta em Stamford Bridge quando já era uma estrela do futebol mundial, Luca declarou seu desejo de se tornar uma lenda do Chelsea. É uma meta que ele sem dúvida alcançou, reverenciado por seu trabalho em campo e no banco de reservas durante alguns dos anos de maior sucesso de nossa história…”, escreveu o clube em um comunicado oficial. A nota ainda acrescenta:

PUBLICIDADE

“…Amado por torcedores, jogadores e funcionários em Stamford Bridge, Luca fará muita falta não apenas para a comunidade do Chelsea, mas para todo o mundo do futebol, inclusive em sua terra natal, a Itália, onde ele era uma figura tão icônica.”

Nos Blues, o ex-jogador venceu a Copa da Inglaterra em 2000, a Copa da Liga inglesa em 1998 e também a Recopa da Uefa, em 1998.

A sua passagem na Inglaterra ficou marcada por ele ter sido o primeiro técnico italiano de um time da Premier League. Ele assumiu o cargo antes de sua aposentadoria dos gramados, se tornando um “técnico-jogador”. Já em 1999, ele “pendurou as chuteiras” e se tornou treinador dos Blues, conquistando a Copa da Inglaterra em 2000.

Better Collective