O Corinthians não chegou a um acordo de renovação com dois jovens atletas formados em sua base e possivelmente verá ambos saindo de graça. O volante Xavier, de 22 anos, e o zagueiro Lucas Belezi, de 19 anos, têm em comum o fato de serem agenciados pela FJB Sports, de acordo com informação do portal ge.globo.
A FJB Sports é uma empresa de gestão de carreira de jogadores de futebol, pertencente ao empresário Fábio Junior Baitler. Em entrevista ao portal ge.globo, o agente afirmou que “Foram escolhas, é natural de mercado. Sempre há um lado que precisa tomar uma decisão, e ela nem sempre agrada. Faz parte, foram decisões tomadas.”
No caso de Xavier, o contrato termina em 31 de janeiro de 2023, mas o clube liberou o jogador a procurar outro clube desde 14 de dezembro do ano passado. Xavier subiu com o técnico Dyego Coelho e chegou a atuar em 52 partidas, mas não foi muito utilizado por Vítor Pereira.
Se Xavier o Corinthians liberou sem disputa, o Timão promete não fazer o mesmo com Lucas Belezi. O zagueiro e o Corinthians chegaram a negociar renovação em novembro de 2022, mas o jovem recusou a proposta. Por fim, o contrato de Lucas Belezi com Timão acabou em 31 de dezembro de 2022.
Apesar de não existir mais contrato, o Corinthians acionou tanto a CBF quanto a FPF, e solicitou que o zagueiro não seja inscrito por nenhum clube brasileiro sem o alvinegro paulista receber um ressarcimento. O Timão se baseia na Lei Pelé, que garante ao clube formador o direito de cobrir qualquer oferta recebida pelo atleta.
Caso Lucas Belezi não aceitar a proposta do Corinthians, então o clube que contratar o atleta precisa pagar uma multa ao Timão no valor de 200 vezes o salário do jogador. Neste caso, o clube alvinegro precisaria receber algo em torno de R$ 5 milhões pelo atleta.

