Home Futebol 87 é do Sport? Fifa não inclui título brasileiro do Flamengo em perfil antes do Mundial

87 é do Sport? Fifa não inclui título brasileiro do Flamengo em perfil antes do Mundial

Entidade máxima do futebol exaltou conquistas do time carioca, mas não mencionou o campeonato que virou alvo de polêmica

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Antes da bola rolar no Mundial de Clubes, a Fifa elaborou um perfil do Flamengo, que busca o bicampeonato do torneio no Marrocos. Apontado como o time mais popular do Brasil, o Rubro-Negro teve suas conquistas elencadas na publicação, mas um detalhe chamou atenção. Isso porque a entidade não incluiu o título de 1987, alvo de uma discussão “eterna” com o Sport, e descreveu o atual campeão da Libertadores como heptacampeão nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Clube mais popular do Brasil, o Flamengo tem como principais títulos internacionais a Copa Intercontinental de 1981 e as Copas Libertadores da América de 1981, 2019 e 2022. Nacionalmente, o clube venceu o Campeonato Brasileiro em 1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019, 2020 e a Copa do Brasil em 1990, 2006, 2013 e 2022, entre outras conquistas.”, afirmou a Fifa.

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu uma decisão definitiva. Sendo assim, o Sport foi declarado como sendo o único campeão brasileiro de 1987, algo que deixou o Flamengo insatisfeito. Diante disso, a diretoria cogitou até mesmo uma ação na Fifa, mas, até o momento, nenhuma reviravolta ocorreu no caso.

O Flamengo é o campeão, ganhou no campo e estuda novas medidas judiciais e desportivas, na Fifa”, afirmou o clube ao GE na época.

Mediante a divisão do campeonato em dois módulos, Flamengo e Sport venceram seus respectivos lados, mas a decisão entre os dois times não ocorreu. Isso porque o Rubro-Negro não quis disputar um quadrangular final com Internacional, Guarani e Sport. Neste cenário, houve um W.O. para a equipe carioca, e o Leão da Ilha, que venceu o Bugre, ficou com o título.

PUBLICIDADE
Better Collective