Home Futebol Deu saudade? Relembre como foi a última final da Copinha no Pacaembu

Deu saudade? Relembre como foi a última final da Copinha no Pacaembu

Decisão deste ano será mais uma vez fora do tradicional palco do futebol paulista

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Pacaembu segue em obras e, neste ano, mais uma vez a final da Copinha, que tradicionalmente era realizada no estádio, será em outro palco. O local escolhido pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para a final entre Palmeiras x América-MG, nesta quarta (25), é o Canindé, casa da Portuguesa, enquanto em 2022 foi o Allianz Parque, casa do Palmeiras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas quando foi a última final de Copinha no Pacaembu? Relembre

A última vez que o estádio recebeu a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi em 2020, quando a decisão teve um dos maiores clássicos do país e resolvido nos pênaltis. A partida em questão foi entre Internacional x Grêmio, que se encararam na grande final, sempre no dia 25 de janeiro.

A partida em si foi marcada pela decisão do Ministério Público em adotar a torcida mista, o que não é praticado em clássicos entre clubes paulistas, assim como não é praticado no Rio Grande do Sul entre Internacional e Grêmio. Para milhares de pessoas, que se misturavam na torcida, os jovens de Colorado e Tricolor fizeram um verdadeiro Grenal recheado de nuances.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após um primeiro tempo pegado, as equipes voltaram para o segundo tempo buscando mais jogo. Foi assim que, logo no início, aos 8 minutos, Fabrício recebeu na esquerda, arrancou e deu uma caneta em Leonardo. O atacante cruzou para a área, a bola bateu em Tiago Barbosa e matou o goleiro Emerson: 1 a 0 para o Grêmio. O problema foi que, na comemoração, o zagueiro Alison Calegari, que já tinha cartão amarelo, subiu no alambrado e acabou flagrado pelo árbitro, que expulsou o jogador.

Sem um zagueiro, o Grêmio viu o Internacional buscar o empate rapidamente. Aos 12, Matheus Monteiro recebeu pela esquerda, passou por Luis Fernando e cruzou. Guilherme Pato dividiu com o marcador e desviou para guardar o empate do Internacional: 1 a 1.

Nos pênaltis, o Internacional se saiu melhor. Matheus Monteiro até errou para a equipe colorada, mas Cesinha, Tiago Barbosa e Carlos Eduardo marcaram. Pelo Grêmio, Vitor Prado, Wesley Moreira e Gabriel Gonçalves falharam, enquanto apenas Gazão marcou. O Inter venceu por 3 a 1 os pênaltis no Pacaembu e ficou com mais um título da Copinha.

PUBLICIDADE
Better Collective