O Pacaembu segue em obras e, neste ano, mais uma vez a final da Copinha, que tradicionalmente era realizada no estádio, será em outro palco. O local escolhido pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para a final entre Palmeiras x América-MG, nesta quarta (25), é o Canindé, casa da Portuguesa, enquanto em 2022 foi o Allianz Parque, casa do Palmeiras.
Mas quando foi a última final de Copinha no Pacaembu? Relembre
A última vez que o estádio recebeu a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi em 2020, quando a decisão teve um dos maiores clássicos do país e resolvido nos pênaltis. A partida em questão foi entre Internacional x Grêmio, que se encararam na grande final, sempre no dia 25 de janeiro.
A partida em si foi marcada pela decisão do Ministério Público em adotar a torcida mista, o que não é praticado em clássicos entre clubes paulistas, assim como não é praticado no Rio Grande do Sul entre Internacional e Grêmio. Para milhares de pessoas, que se misturavam na torcida, os jovens de Colorado e Tricolor fizeram um verdadeiro Grenal recheado de nuances.
Após um primeiro tempo pegado, as equipes voltaram para o segundo tempo buscando mais jogo. Foi assim que, logo no início, aos 8 minutos, Fabrício recebeu na esquerda, arrancou e deu uma caneta em Leonardo. O atacante cruzou para a área, a bola bateu em Tiago Barbosa e matou o goleiro Emerson: 1 a 0 para o Grêmio. O problema foi que, na comemoração, o zagueiro Alison Calegari, que já tinha cartão amarelo, subiu no alambrado e acabou flagrado pelo árbitro, que expulsou o jogador.
Sem um zagueiro, o Grêmio viu o Internacional buscar o empate rapidamente. Aos 12, Matheus Monteiro recebeu pela esquerda, passou por Luis Fernando e cruzou. Guilherme Pato dividiu com o marcador e desviou para guardar o empate do Internacional: 1 a 1.
Nos pênaltis, o Internacional se saiu melhor. Matheus Monteiro até errou para a equipe colorada, mas Cesinha, Tiago Barbosa e Carlos Eduardo marcaram. Pelo Grêmio, Vitor Prado, Wesley Moreira e Gabriel Gonçalves falharam, enquanto apenas Gazão marcou. O Inter venceu por 3 a 1 os pênaltis no Pacaembu e ficou com mais um título da Copinha.

