Antes do duelo pela Copa do Rei entre Atlético de Madrid x Real Madrid, o clima na capital espanhola ficou tenso. Alvo de atos racistas em um passado recente, Vinicius Júnior, através de um boneco enforcado, virou alvo de uma manifestação lamentável de torcedores colchoneros. Dessa forma, como as atitudes de preconceito não vem sendo punidas com rigor, o ambiente no estádio deve ser semelhante no momento do confronto.
Diante disso, o Real Madrid repudiou a postura que transcende a rivalidade no futebol. Agradecendo ao apoio que veio através das redes sociais, o clube espera que a La Liga tenha um comportamento diferente para evitar que o cenário se repita.
“O Real Madrid CF agradece o apoio e as manifestações de carinho recebidas após o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius Júnior. Manifestamos a nossa mais firme condenação a acontecimentos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada têm a ver com os valores que o futebol e o desporto representam. Estas agressões como as que sofre agora o nosso jogador, ou as que qualquer atleta pode sofrer, não podem ter lugar numa sociedade como a nossa. O Real Madrid está confiante de que aqueles que participaram de um ato tão desprezível sejam responsabilizados”, informou o clube.
Em uma ponte perto do CT do Real Madrid, torcedores do Atlético de Madrid penduraram um boneco de Vini Jr simulando um enforcamento, com a faixa: “Madrid odia al Real”.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) January 26, 2023
A frase é um lema da Frente Atlético, grupos de ultras do Atlético de Madrid.
🗞 @gustavohofman
📸 Reprodução pic.twitter.com/2T0R0025vm
Oficialmente, a La Liga confirmou que vai investigar o caso para que, de fato, a punição seja aplicada. Diante disso, como Vinicius Júnior vem sendo um alvo recorrente, os dirigentes que controlam o futebol na Espanha estão sendo cobrados para que os atos tenham uma resposta dura.
“Condenamos energicamente os atos de ódio contra Vinicius Junior. A intolerância e a violência não cabem no futebol. Como em ocasiões anteriores, La Liga vai exigir a investigação dos responsáveis, solicitando as sanções penais mais severas“, afirmou a nota oficial.

