Home Futebol Corinthians: o que é possível ver no primeiro mês de trabalho de Fernando Lázaro

Corinthians: o que é possível ver no primeiro mês de trabalho de Fernando Lázaro

Após cinco jogos do Paulistão, já é possível verificar mudanças na forma do Timão jogar, tanto na parte ofensiva como defensiva

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
Corinthians: o que é possível ver no primeiro mês de trabalho de Fernando Lázaro

corinthians-timao-fernando-lazaro

No último domingo (29), o Corinthians venceu o São Paulo por 2 x 1, no Morumbi. O resultado fechou o primeiro mês de trabalho de Fernando Lázaro como treinador oficial do Timão. Foram cinco partidas disputadas no Paulistão, com três vitórias, um empate e uma derrota, com sete gols marcados e três sofridos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais do que a liderança do Grupo C e a melhor campanha geral no estadual, esse começo de trabalho já permite ver algumas ideias que Lázaro deseja implementar no time.

Mudança na formação tática, gols saindo de jogadas trabalhadas e mudanças na marcação são alguns dos pontos que já podem ser notados nesse primeiro mês. Confira mais detalhes abaixo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mudança do 4-3-3 para o 4-4-2

O Timão jogava há anos numa formação com três atacantes. Vítor Pereira chegou a cogitar uma ideia com dois atacantes, mas apenas com Fernando Lázaro essa ideia efetivamente saiu do papel.

Hoje o time tem um meio de campo mais “povoado”, com quatro atletas no setor. São dois volantes e mais um meia para ajudar Renato Augusto.

Giuliano chegou a ser testado, mas Adson foi quem se destacou, principalmente na vitória contra o São Paulo.

PUBLICIDADE

Companhia para Renato Augusto

No antigo esquema, o camisa 8 era praticamente o único jogador responsável por criar as jogadas ofensivas do Corinthians. Mas com a entrada de um segundo meia, o Timão alivia a sobrecarga em cima de Renato Augusto.

PUBLICIDADE

Além disso, essa nova formação acaba trazendo problemas para a marcação rival. Isso porque antes bastava anular Renato para acabar com a criatividade do meio de campo alvinegro, mas agora o time de Fernando Lázaro começa a ter outras alternativas.

Vale citar que apesar de Adson ter atuado em diversas partidas como ponta, o jogador gosta de atuar mais centralizado, só que com liberdade para flutuar em campo.

Outro ponto dessa nova ideia de jogo é ter um meia para dividir a criação de jogadas com Renato. A postura do Corinthians no Mercado da Bola deixa isso claro. Matheus Pereira e Philippe Coutinho, que foram especulados no clube, chegariam para assumir essa quarta vaga no meio de campo, que hoje é ocupada por Adson.

Gols em jogadas trabalhadas

O trabalho de Fernando Lázaro também mostra destaque na construção de jogadas. Por mais que exista a qualidade individual, é possível ver que alguns gols do Timão saem de jogadas trabalhadas, com trocas de passe, viradas de jogo e muita movimentação. Além disso, é possível ver os jogadores mais próximos, buscando triangulações em vários momentos.

PUBLICIDADE

Nas vitórias contra o Guarani e São Paulo essa questão fica evidente. Confira nos vídeos abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=HwQEBNcM3fA
https://www.youtube.com/watch?v=tMcmQCMUk7k

https://www.youtube.com/watch?v=DUer3wW-Z4Q&t=5s

Movimentação ofensiva do Corinthians

Algo que também está sendo possível notar nesse começo de trabalho de Fernando Lázaro é a movimentação dos atletas no momento que o Timão tem a posse de bola.

Adson, por exemplo, apesar de atuar como meia, aparece em diversos momentos pelas pontas. Além disso, ele também está com liberdade para infiltrar na área. Esse fato ficou evidente nos gols contra o São Paulo.

PUBLICIDADE

Róger Guedes, mesmo atuando como segundo atacante, aparece voltando para buscar o jogo. Renato Augusto é outro que também aparece nas pontas, enquanto Yuri Alberto em diversos momentos aparece aberto pela ponta, puxando contra-ataques. Du Queiroz é outro que também aparece ajudando no ataque, pisando na área.

Vale citar até mesmo Fábio Santos também vem aparecendo dentro da área ofensiva. Ele marcou o gol da virada contra o Guarani e aparece na área no lance do primeiro gol contra o Tricolor.

Alguns gols do Corinthians mostram essa situação de forma clara:

https://www.youtube.com/watch?v=ugfhNpvaJ5o

Marcação do Timão

Por fim, outra ideia que está sendo trabalhada com Fernando Lázaro é relacionada ao momento sem a bola. VP gostava de uma marcação agressiva, com pressão constante. Mas o problema era a exigência física, principalmente dos atletas mais experientes.

PUBLICIDADE

Já com Lázaro, o Corinthians alterna a forma de marcar o adversário. O duelo contra o Guarani acabou sendo um exemplo dessa situação. Em alguns momentos o Timão teve uma marcação na defesa do Bugre. Mas em outros a defesa atuava numa linha mais baixa.

Ao verificar isso dentro de campo, é possível ver que Renato Augusto e Yuri Alberto acabam sendo os jogadores que “comandam” essas alternativas.

Better Collective