Dizem que a Premier League é o campeonato mais disputado do mundo. E neste sábado (4) tivemos um argumento a favor disso. O Everton, em crise e brigando contra o rebaixamento, venceu o líder e quase imbatível Arsenal, por 1 a 0. O jogo foi na casa do time azul, no Goodison Park.
O autor do gol contra os Gunners foi o zagueiro James Tarkowski, curiosamente um dos atletas que trabalhou com Sam Dyche, novo técnico dos Tofffees — o outro foi Dwight McNeil, que bateu o escanteio. Os três estiveram juntos no Bunrley, atualmente na Championship, a segunda divisão inglesa.
Ainda assim, o destaque da vitória do Everton sobre o Arsenal foi o meio campista Onana, belga que atuou na Copa do Mundo de 2022. O volante esteve em todos os lugares do campo, e apareceu com intensidade tanto na defesa quanto no ataque.
A vitória tirou os Toffees na zona de rebaixamento, ao menos temporariamente. O time de Liverpool ocupa a 17ª posição, com 18 pontos, apenas um a mais que Wolverhampton e Bournemouth, que ainda atuam na rodada. Os Gunners permanecem líderes, com 50 pontos, mas podem ver o Manchester City diminuir a distância para dois pontos (com um jogo a mais) caso vençam o Tottenham, o arquirrival do time londrino, no domingo.
O Everton volta a campo na próxima segunda-feira (13), no Merseyside Derby, o dérbi da cidade, contra o Liverpool. Já o Arsenal encara o Brentford no sábado, dia 11, às 09h da manhã (de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres.
Gols de Everton e Arsenal
Depois de um primeiro tempo pegado, o segundo tempo viu o placar ser aberto com menos de 15 minutos. E para os donos da casa. McNeil, que trabalhou com Sam Dyche no Burnley, cobrou escanteio pela direita. A bola viajou toda a pequena área e encontrou a cabeçada do zagueiro Tarkowski, que subiu no segundo pau e mandou a bola no contrapé do goleiro do Arsenal.
Ficha do Jogo
Everton: Pickford; Coleman, Coady, Tarkowski e Mykolenko; Iwobi, Doucouré, Gueye, Onana e McNeil; Calvert-Lewin (Maupay). Técnico: Sam Dyche.
Arsenal: Ramsdale; Ben White (Tomiyasu), Saliba, Gabriel Magalhães e Zinchenko; Partey (Jorginho) e Xhaka; Saka, Ødegaard (Fábio Vieira) e Gabriel Martinelli (Trossard); Nketiah. Técnico: Mikel Arteta.
Gols: Tarkowski, 14′, 2T;

