Home Futebol Corinthians, Cruzeiro, Internacional: mudança na quantidade de rebaixados no Brasileirão evitaria queda de gigantes

Corinthians, Cruzeiro, Internacional: mudança na quantidade de rebaixados no Brasileirão evitaria queda de gigantes

CBF irá debater com os clubes a possível redução de quatro para três equipes a caírem no Brasileirão Série A para a Série B; Timão seria um dos beneficiados se a medida tivesse sido implementada no passado

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Conforme informações do UOL Esporte, o Brasileirão Série A poderá promover a primeira mudança em seu regulamento desde 2004. Afinal, deve ser discutida, em reunião na CBF nesta terça (14), a diminuição do número de rebaixados no Brasileirão Série A. Dos atuais quatro que caem para a Série B, a ideia é que três desçam de divisão já a partir da edição de 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, se a medida da queda de três fosse adotada desde 2004, quando foi determinado o número de quatro equipes a caírem no Brasileirão Série A, a história de muitas equipes gigantes poderia ser diferente. Ou seja, rebaixamentos de times tradicionais seriam evitados.

Por exemplo, Corinthians e Internacional não teriam descensos em suas histórias. Assim como o Cruzeiro, mesmo no ano em que a crise financeira do clube foi escancarada em 2019, ainda poderia se recuperar no ano seguinte no Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Coritiba se livraria de três rebaixamentos no Brasileirão Série A

Desde 2006, quando a competição passou a ter 20 times, o 17º colocado é o primeiro a ser rebaixado no Brasileirão Série A. Dessa forma, se somente três equipes caíssem ao invés de quatro nos últimos 19 anos, o Coritiba seria o mais beneficiado. Afinal, o Coxa escaparia em 2005, 2009 e 2017. O Vitória também se safaria da queda nas edições de 2010 e 2014.

Sobre os gigantes, Corinthians e Internacional teriam escapado em 2007 e 2016, respectivamente. Desse modo, ambos terminaram aqueles anos em 17ª lugar. Enquanto o Cruzeiro se classificou nesta posição em 2019, o Vasco evitaria o quarto descenso de 2020, assim como o Grêmio escaparia de seu terceiro rebaixamento em 2021.

PUBLICIDADE

Entre as quedas notórias de equipes que finalizaram o Brasileirão Série A em 17º, teríamos a Portuguesa se livrando, mesmo com a perda de pontos pelo STJD devido ao caso Héverton, colocado em campo suspenso em 2013. Por fim, na última edição da competição, o Ceará é quem escaparia do Brasileirão Série B no ano passado.

PUBLICIDADE
Better Collective