Home Futebol Santos pode ter vaga na Copa do Brasil em 2024 ameaçada; entenda

Santos pode ter vaga na Copa do Brasil em 2024 ameaçada; entenda

Peixe corre risco de ficar de fora da competição por conta de novo regulamento de classificação, válido a partir desta temporada

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O empate com o Santo André na última quinta-feira (16) não apenas dificultou ainda mais a vida do Santos no Paulistão 2023. Também pode significar que a ausência do time da próxima edição da Copa do Brasil, segundo o futuro regulamento da competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A partir de 2024, a classificação para a Copa do Brasil será alterada, com a maioria das vagas disponíveis sendo obtida através das competições estaduais. O Paulistão dará para o certame eliminatório nacional cinco vagas, lembra o Diário do Peixe. E aí que reside o perigo para a equipe comandada por Odair Hellmann.

Com cinco vagas para o Paulistão, as chances são de que, quem for semifinalista, se classificará para a competição, além daquele de melhor campanha dentre os eliminados nas quartas de final. Com o Alvinegro Praiano bem distante da vaga, na lanterna do Grupo A, o time estaria fora da Copa do Brasil caso não fosse para a próxima fase do torneio estadual e, ao menos, conseguisse ir à semifinais,

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O que poderia ‘salvar’ o Santos é o Brasileirão. É que, apesar da mudança de critérios para a classificação via estaduais, as vagas para os times classificados para a Copa do Brasil se mantém para aqueles que as obtiverem via Série A via classificação para a Libertadores, já que o certame ainda deverá manter que estes se classifiquem de forma automática e entrem em fases avançadas.

Para poder ainda ter o sonho de ir ao mata-mata nacional, o Peixe teria que torcer para se classificar para a Libertadores ou para que times que tenham se classificado via estadual consigam a vaga para a competição sul-americana para ter a chance de uma vaga que sobre do Paulistão. Isto também dependerá, claro, da campanha do time dentro do estadual e do Brasileirão e do número de times do Paulista que forem à Libertadores.

Outra chance poderia ser até mesmo por uma via diferente: a Copa Paulista. Competição de segundo semestre organizada pela Federação Paulista de Futebol, o torneio dará vaga para a Copa do Brasil de 2024 a seu campeão. Por vários anos, especialmente usando aspirantes e times de base, o Peixe disputou o torneio e poderia até recorrer a isso para tentar se garantir na competição nacional se não ver chances disto acontecer via Brasileirão.

Better Collective