O Always Ready, da Bolívia, entrou em campo na noite desta quinta-feira (23) para encarar o Magallanes, do Chile, pela fase prévia da Copa Libertadores da América. Jogando em casa, os chilenos não tomaram conhecimento dos visitantes e aplicaram um sonoro 3 a 0, encaminhando assim a classificação.
No entanto, o grande destaque do jogo estava do lado boliviano. Isso porque o duelo de ontem marcou também a estreia de Wilfried Bony com a camisa do clube de La Paz.
A carreira de Wilfried Bony
Anunciado no último dia 11 como reforço dos albirojos, Bony tem uma longa trajetória no futebol, principalmente em campos europeus. Revelado pelo Issia Wazi FC, da Costa do Marfim, o atacante iniciou sua carreira profissional no Sparta Praga, da República Tcheca, na temporada 2007/2008. Naquela altura, o marfinense tinha apenas 19 anos de idade.
Campeão em solo tcheco, Wilfried se transferiu anos mais tarde para a Holanda. Por lá, defendeu as cores do Vitesse. E garantiu ótimos números. Foram ao todo 75 partidas e 57 gols marcados. Além disso, no último ano nos Países Baixos ele teve média superior a um gol por jogo.
A alta performance o credenciou a uma oportunidade num centro maior. Dessa forma, na temporada 2013/2014 desembarcou no País de Gales para atuar com a camisa do Swansea, que na época estava na Premier League. Bony foi bem demais e anotou 16 tentos na competição.
A chegada ao Manchester City
Provado na Terra da Rainha, o centroavante acabou sendo contratado pelo gigante Manchester City. Pelos azuis de Manchester, o marfinense oscilou bastante e não conseguiu lugar cativo no clube.
Depois de duas temporadas, o jogador saiu os Citizens sem deixar muita saudade. Assim, passou por clubes de menores expressão na Inglaterra e no futebol árabe até acertar com o Always Ready.
Hoje, Wilfried Bony tem 34 anos e já passou dos 400 jogos como atleta profissional.
Apesar do duro baque na estreia com o time boliviano, Bony atuou por poucos minutos. E a chance da volta por cima será diante do próprio Magallanes. As equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 2 (quinta-feira), na Bolívia.

