Atual vice-campeã de pilotos e construtores, a Ferrari tem como objetivo, em 2023, quebrar o jejum de títulos que vivencia na Fórmula 1.
Para tanto, vai ter a difícil missão de superar o favoritismo que a Red Bull Racing (RBR) ensaiou após dominar a pista, no Bahrein, durante a realização da pré-temporada (quinta a sábado, dias 23, 24 e 25 de fevereiro).
Os pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz ficaram entre os oito melhores em todos os dias de testes. No entanto, foram mais lentos que os rivais da equipe taurina,
O atual bicampeão da F1, Max Verstappen, foi o mais rápido do primeiro dia. Terminou o segundo dia na vice-liderança. E Sergio Pérez foi o mais veloz no terceiro dia.
Apesar disso, a escuderia italiana comemorou os resultados obtidos no período de testes da F1.
Veja, a seguir, o que disse a Ferrari sobre a pré-temporada da F1:
Charles Leclerc, piloto e atual vice-campeão da F1
“Tivemos três dias muito intensos de testes. O primeiro dia foi sobre a execução de grandes varreduras e a tentativa de entender até que ponto nossos dados correspondem ao que previmos na fábrica”.
“O que aprendemos é que há uma correlação bastante boa. Focamos muito no trabalho de configuração esta semana e deu alguns bons passos em frente”.
“Também experimentei alguns estilos de pilotagem para testar o que mais me convém neste novo carro. Voltaremos, na próxima semana, para a corrida de abertura de temporada da F1 e será interessante ver onde estão todas as equipes em relação aos concorrentes”.
Carlos Sainz, piloto titular da Ferrari
“Terminamos o teste sem problemas e completamos o plano de corrida que tínhamos para esses dias. Nos concentramos em corridas curtas e longas para terminar a avaliação de alguns parâmetros que queríamos testar”.
“Agora vamos focar na análise dos dados, de forma a chegarmos à primeira corrida do ano o mais preparados possível”.
Frederic Vasseur, chefe da Ferrari
“Foram dias intensos de trabalho para todos na equipe. Escaneamos vários itens do carro e marcamos com nosso cronograma, sem nos preocupar com os tempos das voltas ou com o que os outros estão fazendo, simplesmente focando em nós mesmos”.
“O objetivo principal era conseguir o máximo de quilometragem possível e conseguimos isso, embora também seja verdade que você sempre quer fazer mais e ter mais tempo (de pré-temporada), mas é o para todos”.
“O desempenho parecia bom, mas claramente ainda estamos no processo de conhecer o carro. Então é muito cedo para dizer qualquer coisa”.
#F1Testing ✅ 417 laps and 2,257 KM over three days 🤯#F1 #Charles16 #Carlos55 pic.twitter.com/O3chgVk9nm
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) February 25, 2023

