O Santos terminou o Campeonato Paulista eliminado da competição, com a derrota para o Ituano fora de casa tirando-lhe a chance de conseguir avançar para às quartas de final da competição. E também podendo fazer com que o time feche esta partida da temporada com uma marca nada positiva.
Até o presente momento, o Peixe vem sendo a única equipe dentre todas as 20 que jogam a Série A que não conseguiu a classificação para as fases finais de seu respectivo estadual, conforme apontou postagem do Instagram da TNT Sports.
A maioria dos clubes que jogará o Brasileirão em 2023 seguirá adiante na luta pelos títulos estaduais. No Paulistão, se o Santos ficou pelo caminho ainda na primeira fase, Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Red Bull Bull Bragantino estão nas quartas de final e buscarão no próximo final de semana seguir adiante no torneio.
Ver essa foto no Instagram
Em outros estaduais, praticamente todos os times que jogam a Série A estão classificados. No Carioca, o Botafogo corre risco de ficar de fora das semifinais, enquanto Flamengo, Fluminense e Vasco estão na zona de classificação. Em Minas, o Cruzeiro escapou de ser eliminado ainda na primeira fase e estará nas fases decisivas, ao lado de Atlético-MG e América-MG.
No Cearense, o Fortaleza jogará contra o Ferroviário nas semifinais enquanto o Bahia encara o Itabuna por vaga na final do Campeonato Baiano. O Goiás, por sua vez, passou sem maiores dificuldades nas quartas de final do Campeonato Goiano para o Goiânia e agora tem o Anápolis nas semifinais e, em Mato Grosso, o Cuiabá está classificado diretamente para a semifinal, esperando por Dom Bosco ou Luverdense, que jogam nas quartas.
Coritiba e Athletico jogam as semifinais do Paranaense, enquanto no Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional estão garantidos nos mata-matas. Assim, 18 dos 20 times do Brasileirão Série A sonham em se tornarem campeões estaduais em 2023.
Foi o terceiro ano seguido em que o Santos parou ainda na primeira fase do Paulistão, aumentando ainda mais a situação de crise que o time vive desde então e pressão por possíveis temores para a disputa do Brasileirão.

