Depois da saída oficializada de Vítor Pereira, o Flamengo tem um novo técnico. Na noite da última sexta-feira (14), a diretoria rubro-negra anunciou a contratação de Jorge Sampaoli, que volta ao país para assumir o terceiro clube (passagens por Atlético-MG e Santos).
Ainda na Europa, onde vem acertando os últimos detalhes de seu desligamento do Sevilla, o treinador argentino teria feito uma “promessa” à diretoria do Flamengo de que não pediria reforços. A informação é do UOL Esporte. Em suas duas trajetórias no Brasil, Sampaoli ficou notabilizado por ser exigente por contratações.
A contratação do técnico argentino foi motivada pelo perfil enérgico que o mesmo tem, algo que agrada a diretoria, o prestígio dele com Landim, e também o fato de Sampaoli ter trabalhado com alguns jogadores que figuram no plantel do Flamengo.
SEM JORGE JESUS
Mais uma vez, o Flamengo cotou a possibilidade de contar com Jorge Jesus. O Mister, que está em reta final de contrato com o Fenerbahce, chegou a iniciar tratativas com a diretoria rubro-negra, mas a necessidade de celeridade em um substituto de VP pesou, após o revés na Copa do Brasil para o Maringá.
Apesar de não ter uma unanimidade nos bastidores, o Flamengo deu uma semana para definir o futuro com JJ, que sinalizou desligamento do time turco somente no meio ano, prazo este que o Mais Querido não teria condições de esperar.
Sampaoli iniciou o sucesso de sua carreira no Chile, sob o comando do Universidad do Chile, tendo faturado a Sul-Americana de 2011, sendo inclusive o algoz do Flamengo nas oitavas de final. No ano seguinte, ele assumiu a seleção do Chile, onde veio a conquistar a Copa América de 2015, a primeira de La Roja na competição.
Posteriormente, Sampaoli iniciou a trajetória na Europa, passando pelo Sevilla, mas a passagem foi rápida, e ele rumou para o comando técnico da Argentina. No escrete da Albiceleste, o sucesso não foi idêntico ao Chile, e
Jorge Sampaoli é argentino, mas começou o sucesso no futebol no Chile, a partir de 2011, quando conquistou a Copa Sul-Americana com a Universidad do Chile – na campanha, eliminou o Flamengo nas oitavas de final com direito a uma goleada por 4 a 0 no Rio de Janeiro.
Em 2012, assumiu o comando da seleção chilena e conquistou em 2015 a primeira Copa América da história do país. No ano seguinte, teve a primeira chance na Europa, no comando do Sevilla. A passagem foi rápida, e o destino seguinte foi a seleção da Argentina. Foram apenas 15 jogos, com sete vitórias. Posteriormente, o treinador ainda passou por Santos, Atlético-MG e Olympique de Marselha, antes do retorno ao Sevilla.
FLAMENGO EM AÇÃO
Vindo de duas derrotas consecutivas, que por sinal, foram pesadas (4 a 1 no Fla-Flu e 2 a 0 diante do Maringá), o Flamengo volta a campo neste domingo (16), às 16h (de Brasília), contra o Coritiba, no Maracanã, em confronto que abre a disputa do Brasileirão 2023.
Ao que tudo indica, Jorge Sampaoli já deve estar no Maracanã e terá o primeiro contato com os jogadores, mas ainda não marcará presença na beira do campo, por falta de regularização.

