Home Futebol Diretor da CBF vê arbitragem “bastante positiva” em início do Brasileirão

Diretor da CBF vê arbitragem “bastante positiva” em início do Brasileirão

Campeonato Brasileiro começou com polêmicas de arbitragem

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

No último final de semana, teve início o Brasileirão Série A. Como de costume, no Brasil, a arbitragem foi um dos assuntos dos programas de debate.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dessa vez, além das velhas discussões – como uma possível expulsão de Fagner, ainda tivemos a nova recomendação da CBF, com “tolerância zero” nas reclamações, o que gerou mais uma expulsão de Abel Ferreira. Na opinião dele, injusta.

Ao término da rodada, hoje (17), o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, falou à CBF TV sobre a arbitragem de estreia do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Seneme rechaçou as críticas, dizendo que a arbitragem foi positiva. O dirigente ainda entende que os clubes colaboraram para que a arbitragem fosse boa.

“Entendemos que foi uma rodada bastante positiva. Queria fazer, de maneira geral, um elogio aos clubes. Na maioria das situações, vimos um ambiente onde havia a preocupação de proteger o futebol, de proteção ao jogo. Fica a mensagem de felicidade pelo desempenho dos árbitros e dos clubes”, disse Seneme.

A comissão de arbitragem ainda destaca que o ponto mais positivo tenha sido a parte disciplinar das partidas.

PUBLICIDADE

“Acredito que o aspecto disciplinar foi o ponto mais alto, positivamente, na minha visão, em relação aos árbitros. Esse aspecto é muito importante para o jogo. Se o árbitro tem o jogo controlado, é benefício para todo mundo. Os jogadores se concentram no jogo e ele se torna mais bonito”.

PUBLICIDADE

Novas orientações do Brasileirão vieram da Fifa

Por fim, Seneme fala sobre essas novas orientações para a arbitragem. Ele diz que essas recomendações vieram da Fifa.

“São orientações da Fifa. Não estamos criando algo da CBF. Estivemos em um seminário em Madri. A gente traz essa informação. As palestras que fizemos foi para prevenir os clubes a respeito da atuação mais rigorosa que os árbitros vão ter”, disse.

Better Collective