Home Futebol Brasileirão Série A tem novo recorde na história do torneio após jogos da 1ª rodada; saiba qual

Brasileirão Série A tem novo recorde na história do torneio após jogos da 1ª rodada; saiba qual

Rodada inicial da competição nacional foi marcada pela presença de vários jogadores nascidos em outros países

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

O Brasileirão Série A mal começou neste ano e já tem um novo recorde na história. De acordo com um levantamento feito pelo site Globo Esporte, a edição 2023 do campeonato é a que tem mais jogadores estrangeiros em campo na 1ª rodada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

48 atletas nascidos em outros países ou que têm dupla cidadania (caso dos jogadores Alan e Aloísio ‘Boi Bandido’) foram escalados pelos treinadores. O número supera a temporada 2022, que teve 39 jogadores.

Ao todo, o torneio conta com a participação de 95 gringos. O São Paulo é o time do Brasileirão Série A que mais tem atletas de outras nacionalidades. São nove.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Botafogo e Corinthians dividem a vice-liderança. Eles têm sete estrangeiros cada um. Atlético-MG, Internacional e Red Bull Bragantino fecham o top-3. Eles têm seis gringos cada.

Com 31 nomes, a Argentina é o país com mais estrangeiros no Brasileirão Série A. É seguida por Uruguai (21), Colômbia (11), Paraguai (8), Equador (7), Chile (6), Venezuela (3), China (2), Estados Unidos (2), Bolívia (1), Bulgária (1), Portugal (1) e Ucrânia (1).

Vale destacar que o mercado de jogadores estrangeiros se movimentou recentemente. O lateral russo-brasileiro Mário Fernandes rescindiu o contrato com o Internacional. Além disso, o Vasco contratou o meio-campista argentino Gabriel Carabajal, junto ao Santos.

PUBLICIDADE

Curiosidades sobre os estrangeiros no Brasileirão Série A

  • Gatito Fernández (Botafogo) é o único goleiro estrangeiro na elite do futebol brasileiro
  • Os jogadores Aloísio ‘Boi Bandido’ e Alan são considerados chineses no torneio
  • O Cruzeiro, clube do ídolo nacional Ronaldo ‘Fenômeno’, é o único integrante do Brasileirão Série A que não tem estrangeiros no elenco
  • A maioria de jogadores estrangeiros é formada por jogadores que atuam na posição de meio-campo. São 36 ao todo
Better Collective